apocr

apocr

Total de visualizações de página

22 de agosto de 2011

o Evangelho dos 12 Santos - 1ª Parte ( ensinamentos de 1 a 50)




Desde as eras sem princípio é o Pensamento Eterno, e o Pensamento é a Palavra, e a Palavra é o Ato, e esses três são um na Lei Eterna, e a Lei é com Deus, e a Lei procede de Deus. Todas as coisas são criadas pela Lei e sem ela nada do que se fez foi feito. Na Palavra está a vida e a subsistência, o Fogo e a Luz. O Amor e a Sabedoria são um para a salvação de todos. E a Luz brilha na escuridão e a escuridão não a oculta. A Palavra é o fogo doador de vida, que, brilhando no mundo, torna-se o fogo e a luz de cada alma que entra no mundo. Eu estou no mundo, e o mundo está em mim, e o mundo não o soube. Venho à minha própria casa, e meus amigos não me recebem. Porém, tantos quantos me recebam e obedeçam, a eles é concedido o poder de tornar-se os filhos e as filhas de Deus, ainda para aqueles que acreditam no Santo Nome, que não são nascidos da vontade do sangue e da carne, porém de Deus. E a Palavra está encarnada e habita entre nós, cuja Glória contemplamos, cheia de graça. Eis a Bondade, a Verdade e a Beleza de Deus!

Em Nome do Todo Santo.  Amém.

         Aqui começa o Evangelho da Vida Perfeita de Yaohushua-Miriam[1], o Mashiakh[2], da descendência de Davi, através de José e Maria pela carne, e Filho de Deus, através do Divino Amor e Sabedoria, pelo Espírito.

ENSINAMENTO 1

Os Ancestrais e a Concepção de João, o Batista.

1.                  Houve nos dias de Herodes, o rei da Judéia, um sacerdote chamado Zacarias, da descendência de Abia; e sua esposa era das filhas de Aarão, e seu nome era Isabel.
2.                  Eram observadores da moral e corretos diante de Deus, caminhando sem culpa em todos os mandamentos e ordens do Senhor. Não tinham filhos, porque Isabel era estéril, e eram bem entrados em anos.
3.                  E ocorreu que, enquanto cumpria o seu ofício de sacerdote diante de Deus na ordem de seu turno, Zacarias fora escolhido,,, segundo o costume dos sacerdotes, para entrar no templo de Yaohu[3] [LCS1] e queimar o incenso. E durante a oferenda de incenso, uma multidão de pessoas orava do lado de fora.
4.                  E ali lhe apareceu um anjo do Senhor, que se pôs de pé sobre o altar de incenso. E, quando o viu, Zacarias sentiu-se perturbado e teve medo. O anjo, porém, disse-lhe: “Não temas, Zacarias, porque tua prece foi ouvida; e tua esposa Isabel te dará um filho, e o chamarás João.
5.                  “E terás alegria e júbilo; e muitos se rejubilarão com o seu nascimento; porque ele será grande aos olhos do Senhor e nunca partilhará refeições de carne, nem tomará bebida forte; e será repleto da Ruach Santa[4], desde o ventre de sua mãe.
6.                  E muitos dos filhos de Israel serão conquistados para o Senhor, teu [LCS1] Deus, no espírito e poder de Elias, para conquistar os corações dos pais aos filhos e dos desobedientes à sabedoria dos justos; para tornar apto para o Senhor um povo preparado”.
7.                  E Zacarias disse ao anjo: “Como sei que isto é verdade? Pois sou um homem idoso e minha esposa é entrada em anos”. E o anjo respondeu-lhe: “Eu sou Gabriel, que fico na presença de Deus; e fui enviado para te falar e anunciar estas boas novas:
8.                  “Presta atenção: serás incapaz de falar até o dia em que essas coisas ocorrerem; então tua língua se desprenderá[LCS2] , para que possas crer em minhas palavras, que se cumprirão nesta estação”.
9.                  E o povo esperava por Zacarias e ficou surpreso que ele permanecesse no templo por tão longo tempo. E, quando saiu, não lhes podia falar. E o povo percebeu que tivera uma visão no templo, pois fazia sinais e continuava incapaz de articular palavras.
10.             E ocorreu que, tão logo os dias de seu ministério encerraram-se, Zacarias regressou à sua casa. E, passados aqueles dias, sua esposa Isabel concebeu e ocultou-se por cinco meses, dizendo: “O Senhor me considerou e cuidou de mim, para anular a minha desonra diante dos homens”.


ENSINAMENTO 2

A Imaculada Concepção de Yaohushua[5], o Mashiakh[6]

1.                  E, no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus, a uma cidade na Galiléia chamada Nazaré, a uma virgem dada em casamento a um homem cujo nome era José, da casa de Davi. E a virgem chamava-se Maria.
2.                  Ora, tinha José uma mente justa e racional. Era proficiente em toda espécie de trabalho em madeira e em pedra. E Maria era uma terna e sábia alma, e fazia véus para o templo. E ambos eram puros diante de Deus; e deles proveio Yaohushua-Miriam, que é chamado o Mashiakh.
3.                  E o anjo veio a ela e disse: “Salve, Maria! És muito favorecida, porque a maternidade de Deus está contigo. Bem-aventurada és tu entre as mulheres e bem-aventurado seja o fruto de teu ventre”.
4.                  Quando viu o anjo, Maria ficou perplexa porque ele lhe falava. Indagou-se ela que espécie de graça podia ser. E o anjo disse-lhe: “Não temas, Maria, pois encontraste favor em Deus; e eis que conceberás uma criança de teu ventre, e ela será grande e se chamará [LCS3] Filho do Altíssimo.
5.                  “E o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai, Davi: e ela reinará sobre a casa de Jacó para sempre; e seu reino não [LCS3] terá fim”.
6.                  Então Maria falou ao anjo: “Como está isto acontecendo, sendo [LCS4] que não tive relações sexuais com um homem?” O anjo respondeu-lhe: “A
Ruach Santa[7] virá sobre José, teu esposo, e o Poder do Altíssimo te  cobrirá, ó Maria, porquanto o santo bebê nascido de ti [LCS4] será chamado o Mashiakh, o Filho de Deus, e seu nome sobre a Terra será Yaohushua-Miriam. Porque Ele salvará o povo de seus pecados de todo aquele que se arrepender e obedecer à sua Lei.
7.                  “Portanto, Maria, não comas nenhuma carne, nem tomes bebida forte, porque a criança será consagrada a Deus desde o teu ventre, e ela não ingerirá carne nem tomará bebida forte, nem cortará o cabelo.
8.                  “E eis que tua prima Isabel, em idade avançada, também concebeu um filho; e este é o sexto mês daquela que era chamada estéril. Porque para Deus nenhuma coisa é impossível”. E Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor: que isto se realize em mim segundo a tua palavra”. E o anjo a deixou.
9.                  E, no mesmo dia, o anjo Gabriel apareceu a José em sonho e disse-lhe: “Salve, José, tu que foste altamente favorecido, porque a paternidade de Deus está contigo. Bem-aventurado és entre os homens e bem-aventurado é o fruto de teu poder gerador”.
10.             Quando José refletiu sobre essas palavras ficou aflito, e o anjo do Senhor disse-lhe: “Não temas, José, filho de Davi, pois encontraste favor em Deus. Presta atenção: gerarás uma criança e a chamarás Yaohushua-Miriam, porque ela salvará o teu povo de seus pecados”.
11.             Ora, tudo isso ocorreu assim para que o que está escrito nos profetas fosse cumprido: “Eis que uma virgem conceberá uma criança, e será um varão, e seu nome será Emmanuel, que significa Elohim[8] dentro de nós”.
12.             Então José despertou do sonho e fez como o anjo o instruiu: foi a Maria, sua noiva dada em casamento, em [LCS4] cujo ventre concebeu o Santo.
13.             E Maria, como conseqüência das ocorrências daqueles dias, precipitou-se à colina, no interior, na cidade da Judéia, e entrou na casa de Zacarias, e saudou Isabel.
14.             E ocorreu que, quando Isabel ouviu a saudação, o bebê pulou dentro de seu ventre; e ela ficou cheia de poder espiritual. E falou com voz clara: “Bem-aventurada és tu entre as mulheres e bem-aventurado é o fruto de teu ventre.
15.             “Por que a mãe de meu Senhor vem a mim? Estou surpresa. Tão logo ouvi o som de tua voz, o bebê pulou de alegria! Bem-aventurada és tu por crer no anjo, para que aquelas coisas profetizadas ao Santo aconteçam”.
16.             E Maria cantou a Deus: “Minha alma te louva, ó Eterno, e o meu espírito regozija-se em Deus, meu Salvador. Pois não fizeste caso da baixa condição social de tua serva; e eis que desde agora todas as gerações me chamarão bem-aventurada.
17.             “Porque tu, ó Todo-Poderoso, fizeste grandes coisas por [LCS5] mim; Santo é o teu Nome. E tua misericórdia está com aqueles que te reverenciam de geração em geração.
18.             “Tu mostraste fortaleza com o teu braço, e dispersaste o orgulhoso na imaginação de seus corações.
19.             “Tens despojado os poderosos de seus tronos e exaltado os humildes e mansos. Satisfizeste o faminto com boas coisas e os ricos dispensaste vazios.
20.             “Socorres o teu servo Israel, com a tua misericórdia, segundo a tua aliança com nossos ancestrais, com Abraão e sua semente, de geração em geração”. E Maria permaneceu com Isabel por três meses e depois retornou a sua casa.
21.             E estas são as palavras que José disse: “Bem-aventurado sejas[LCS5] , Deus de nossos pais e mães em Israel, pois em um tempo apropriado tu me respondeste, e no dia da salvação me socorreste.
22.             “Porque disseste: ‘Farei uma última aliança contigo, para o povo renovar a face da terra; e para fazer os lugares desolados serem libertos das mãos dos exploradores’.
23.             “Tu podes dizer isto aos cativos: ‘Ide e sede livres!’ E para aqueles que estão nas trevas: ‘Mostrai-vos na luz!’ E eles nutrir-se-ão a si mesmos nos caminhos aprazíveis; e não mais caçarão nem importunarão as criaturas que concebeste para regozijarem-se diante de Ti
24.             “Não mais terão fome ou sede; nem o calor os prejudicará, nem o frio os destruirá. E farás sobre todas as tuas montanhas um lugar para os viajantes; e os lugares elevados serão exaltados.
25.             “Cantai, céus! Regozija-te, terra! Ó vós, desertos, irrompei com canto! Porque tu, ó Deus, confortas o teu povo e consolas os que sofrem injustiça”.


ENSINAMENTO 3

O Nascimento de João, o Batista

1.                  Ora, o tempo de Isabel havia se completado e ela deu à luz um filho. E seus vizinhos e primos souberam como o Senhor lhe havia mostrado grande misericórdia; e se regozijaram com ela.
2.                  E sucedeu que, no oitavo dia, eles vieram para circuncidar a criança. E chamaram-na Zacarias, como seu pai. E sua mãe respondeu-lhes: “Não! Ele será chamado João”. E eles exclamaram: “Ninguém de vossa [LCS6] família traz consigo esse nome!”
3.                  E fizeram sinais a seu pai, perguntando-lhe que nome escolheria. E Zacarias respondeu por meio de uma tábua de escrita: “Seu nome é João”. E eles todos ficaram estupefatos, porque sua boca se abriu subitamente e sua língua desprendeu-se, e Zacarias falou e louvou a Deus.
4.                  E todos os que viviam em torno deles foram tomados de grande reverência; e tudo isto impressionou a todos[LCS7]  que habitavam na mesma localidade; e todas essas histórias tornaram-se conhecidas por toda a região da colina da Judéia. E aqueles que ouviram as histórias tomaram-nas em seus corações, dizendo: ‘Que espécie de criança será esta?’ E,  ‘a mão de Yaohu[9] [LCS8] estava com ela’.
5.                  E seu pai, Zacarias, estava repleto da Ruach Santa, e profetizou: “Sê abençoado, ó Deus de Israel, porque tens visitado e redimido teu povo e ergueste um símbolo de poder e força para nós na casa de teu servo Davi, como falaste pela boca de teus santos profetas, desde que o mundo começou.
6.                  “Falaste por meio dos profetas para que pudéssemos ser salvos de nossos inimigos e das mãos daqueles que nos odeiam. Falaste por intermédio dos profetas com o objetivo de conduzir-nos à misericórdia prometida a nossos ancestrais e para lembrar tua Santa Aliança.
7.                  “A Aliança – o juramento que fizeste a nosso pai Abraão, que nos garantiria sermos livres das mãos dos inimigos, para que pudéssemos servir-te sem medo, em santidade e justiça diante de ti, todos os dias de nossas vidas.
8.                  “E esta criança será chamada o Profeta do Altíssimo, pois ela ficará diante de tua face, ó Deus, para preparar os teus caminhos, para dar conhecimento da salvação a teu povo, pela remissão de seus pecados.
9.                  “Através de tua terna misericórdia, ó Deus, o dia que nasce do alto visita-nos, para dar luz àqueles que se encontram nas trevas e nas sombras da morte, para guiar nossos passos no caminho da paz”.
10.             E a criança crescia e se fortalecia em espírito. E sua missão foi ocultada até o dia de sua apresentação a Israel.



ENSINAMENTO 4

O Nascimento de Yaohushua ha Mashiakh[10]

1.                  Ora, o nascimento de Yaohushua , o Ungido  ocorreu como se segue. Sucedeu naqueles dias que César Augusto, por meio de decreto, ordenou que o mundo todo fosse recenseado. E todo o povo da Síria, cidade por cidade, foi recenseado, e eram meados do inverno.
2.                  E José e Maria também deixaram a Galiléia, saindo da cidade de Nazaré, na Judéia, rumo à cidade de Davi, conhecida por Belém (porque eles eram da casa e da descendência de Davi). Ele e Maria, sua legítima esposa, cuja gravidez se encontrava adiantada, seguiram para ser recenseados.
3.                  E assim foi que, durante a permanência deles ali, o tempo de Maria se cumpriu. E ela deu à luz seu primogênito na gruta. Maria envolveu-o em faixas e colocou-o na manjedoura, no interior do lugar, pois não havia aposentos disponíveis na hospedaria. E, para sua surpresa, a gruta ficou tomada de muitas luzes. Eram [LCS9] tão brilhantes quanto o sol em sua glória.
4.                  E havia na mesma gruta um boi, um cavalo, um asno e uma ovelha; e sob a manjedoura havia um gato com seus filhotes; e acima havia ainda pombos. E cada criatura tinha um companheiro de sua espécie: o macho com a fêmea.
5.                  E isto veio a suceder para que ele nascesse no meio dos animais, os quais veio redimir do sofrimento, por meio da libertação do homem da ignorância e do egoísmo, e pela manifestação dos filhos e filhas de Deus.
6.                  E havia, na mesma região, pastores, residindo no campo, vigiando seus rebanhos pela noite. E quando esses pastores chegaram ao campo, admiraram-se ao encontrar um anjo de Deus para saudá-los. E a glória do Altíssimo resplandecia em torno deles; e os pastores estavam temerosos.
7.                  E o anjo disse aos pastores: “Não temais. Eis que vos trago uma mensagem de grande alegria para todo o povo. Neste dia, nasceu para vós, na cidade de Davi, o Salvador, o Ungido[11], o Santo de Deus. E isto será um sinal para poderdes identificar o recém-nascido Salvador: encontrareis o bebê envolto em faixas, deitado numa manjedoura“.
8.                  E subitamente havia com o anjo uma multidão de hostes celestes, louvando a Deus e dizendo: ”Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade”.
9.                  E veio a suceder que, como o anjo os deixou e regressou ao céu, os pastores disseram uns aos outros: “Vamos agora a Belém ver esta coisa que aconteceu, que nosso Deus nos fez conhecer”.
10.             E eles se apressaram e encontraram Maria e José na gruta, e o bebê deitado na manjedoura envolto em faixas. E, quando viram essas coisas, contaram a todos sobre a experiência com o anjo e o que lhes fora dito concernente à criança.
11.             E cada um que ouvia isso se maravilhava diante do que os pastores contavam, mas Maria tomou todas essas coisas para si e ponderou-as em seu coração. E os pastores retornaram, glorificando e louvando a Deus por todas as coisas que tinham ouvido e visto.
12.             E quando oito dias se cumpriram para a sua circuncisão, a criança recebeu como nome Yaohushua-Miriam[12], como o anjo havia ordenado antes dela ser concebida no ventre. E cumpridos os dias de sua purificação, segundo a lei de Moisés, eles a levaram a Jerusalém, para apresentá-la a Deus (como está escrito na lei de Moisés: “Todo varão que abre o ventre será chamado santo para o Senhor”).
13.             E eis que havia um homem em Jerusalém cujo nome era Simeão; e este [LCS10] homem era justo e devoto, e esperava pela consolação de Israel. E a Ruach Santa estava com ele e revelou-lhe que não conheceria a morte, antes que tivesse visto o Mashiakh de Deus, o Ungido de Deus.
14.             E Simeão foi conduzido pelo Espírito ao templo; e quando Maria e José trouxeram a criança Yaohushua, para oferecê-la a Deus, segundo o costume da Lei[LCS11] , ele percebeu ser ela um pilar de luz. Então Simeão pegou a criança e tomou-a nos braços e, bendizendo a Deus, disse:
15.             “Agora, deixa teu servo partir em paz, segundo a tua palavra. Pois meus olhos viram tua salvação, a qual preparaste diante da face de todo o povo, para ser luz para iluminar os gentios, e para ser a glória de teu povo Israel”. E seus pais maravilharam-se com o que Simeão dissera.
16.             E Simeão abençoou-os e disse a Maria: “Eis que esta criança está determinada à queda e à elevação novamente de muitos em Israel. E sua obra será desafiada pelo poder da espada (pois uma espada trespassará tua própria alma também). E seu nascimento é um sinal de mudança que revelará os verdadeiros pensamentos de muitos corações.[LCS12] 
17.             E havia uma profetiza chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Asher, de idade avançada, que não se afastava do templo, mas servia a Deus dia e noite com jejuns e orações.
18.             E ela deu graças a Deus da mesma forma e falou do Ungido a todos os que procuravam por redenção em Jerusalém. E havendo feito todas as coisas de acordo com a lei, Maria e José retornaram à Galiléia, a sua localidade, Nazaré.






A Manifestação de Yaohushua aos Magos

Ora, quando Yaohushua nascia em Belém da Judéia, nos dias de Herodes, o rei, eis que ali vieram alguns magos procedentes do Oriente, a Jerusalém, para encontrar o Ungido, por quem procuravam. Eram homens que tinham purificado a si mesmos e não provaram nem carne nem bebida forte. E disseram: “Onde está aquele que é nascido Rei dos Judeus? Porque no Oriente nós vimos sua estrela e viemos para adorá-lo”.
Quando Herodes, o rei, ouviu essas coisas, ficou transtornado, assim como todos os principais sacerdotes e líderes políticos.  E ao reunir todos os principais sacerdotes e escribas do povo, perguntou-lhes onde o Ungido nasceria.
Eles responderam-lhe: “Em Belém, na Judéia. Isto é o que está escrito pelo profeta: ‘E tu, Belém, na terra da Judéia, não és a última entre os príncipes de Judá, porque de ti sairá um governador que regerá meu povo Israel’”.
Então, tendo Herodes chamado reservadamente os magos, inquiriu deles diligentemente em que momento a estrela aparecera. E ele os mandou a Belém, dizendo-lhes[LCS13] : “Ide e procurai pela jovem criança; e quando a tiverdes encontrado, informai-me, para que eu possa ir e adorá-la também”.
Tendo ouvido o rei, partiram; e – vede[LCS14] ! – a estrela que os magos do Oriente viram e o anjo da estrela, seguiam à frente deles, até vir e pairar sobre o local onde a jovem criança estava; e a estrela tinha o formato de seis raios.
E quando continuaram seu caminho com seus camelos e asnos carregados com presentes, e estavam com os olhos fixos no céu procurando a criança pela estrela, esqueceram-se por um momento de seus animais exaustos[LCS15] , pois tinham transportado a carga sob o calor do dia, e estavam sedentos [LCS16] e enfraquecidos[LCS17] . E a estrela ocultou-se da visão dos magos.
Em vão eles pararam e fitaram, e olhavam um por sobre os outros em sua perturbação. Então se lembraram de seus camelos e asnos e apressaram-se em retirar as cargas para que pudessem descansar.
Ora, próximo a Belém havia um poço pelo caminho. E quando pararam para retirar água e dar a seus animais, a estrela que tinham perdido apareceu-lhes refletida no espelho d’água.
Quando a viram, regozijaram-se com enorme e intensa alegria.
E quando chegaram à casa, viram uma jovem criança com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, adoraram-na . E ao abrirem seus tesouros, presentearam-na com dádivas de ouro, incenso e mirra.
E, sendo advertidos por Deus em sonho de que não deveriam retornar a Herodes, os magos partiram para seu país de origem por outro caminho.  E eles acenderam um fogo, de acordo com o costume, e na chama adoraram a Deus.
E após haverem partido, eis que o anjo de Deus apareceu a José em sonho, dizendo: “Levanta e toma a jovem criança e sua mãe, e foge para o Egito. E permanece ali até eu te dar a palavra, pois Herodes a procura para destruí-la”.
E então José se levantou, tomou a jovem criança e sua mãe pela noite e foi para o Egito, e permaneceu ali por cerca de sete anos, até a morte de Herodes. O profeta tinha pronunciado a palavra de Deus, dizendo: “Do Egito chamarei meu filho”.
Isabel também, quando ouviu isto, tomou seu filho lactente e foi a uma montanha e o ocultou. E Herodes enviou seus oficiais a Zacarias ao templo, e disse-lhe: “Onde está o teu filho?” E Zacarias respondeu: “Sou um ministro de Deus e estou permanentemente no templo. Não sei onde ele está”.
E Herodes perguntou novamente: “Dize-me verdadeiramente: onde teu filho está? Não sabes que tua vida está em minhas mãos?” E Zacarias respondeu: “O Senhor é testemunha se derramais meu sangue. Deus receberá meu espírito, porque derramareis o sangue de um inocente”.
E eles assassinaram Zacarias no templo entre o lugar santo e o altar. E o povo soube disso, porque uma voz se fez ouvir: “Zacarias foi assassinado, e seu sangue não será lavado até que a vingança venha”. E, após um tempo, os sacerdotes lançaram sortes. E a escolha recaiu sobre Simeão[13], e ele preencheu o lugar de Zacarias.
Então Herodes, quando viu que tinha sido ludibriado pelos homens sábios, foi tomado por uma violenta fúria, e ordenou que todas as crianças de Jerusalém e de todas as costas dali, com dois anos e abaixo disso, fossem assassinadas. Ele estabeleceu a idade das crianças de acordo com a informação tomada dos homens sábios.
Então foram cumpridas as palavras proferidas por Jeremias, o profeta, que dizia: ‘Em Rama [LCS18] ouviu-se uma voz, lamentação, e choro, e grande tristeza. Era Raquel, chorando por seus filhos, e não podia ser confortada, pois eles não estavam[14]’.
Mas quando Herodes morreu, um anjo de Deus apareceu em sonho a José, no Egito, dizendo: “Levanta, toma a jovem criança e sua mãe, e retorna à terra de Israel, porque estão mortos aqueles que ameaçavam a vida da jovem criança”.
E ele levantou-se e tomou a jovem criança e sua mãe e veio à terra de Israel. E eles vieram a uma localidade chamada Nazaré e nela habitaram; e a criança foi chamada o Nazareno.



A Infância e a Juventude de Yaohushua

Ora, José e Maria, seus pais, iam para Jerusalém todo ano na comemoração da Páscoa e observavam a festa segundo a tradição de seus irmãos: abstinham-se de derramamento de sangue, do comer carne e de bebida forte[15]. E, quando tinha doze anos, Yaohushua foi a Jerusalém com seus pais, segundo o costume da festa.
Quando completaram sua estada, Maria e José retornaram; mas Yaohushua permaneceu em Jerusalém. Seus pais não sabiam disto. Supondo que o infante estava em seu grupo, eles o procuraram entre sua parentela e companheiros. E como não o encontraram, voltaram a Jerusalém para procurá-lo.
E sucedeu que, transcorridos três dias, eles o encontraram no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas. E todos os que o ouviam estavam pasmos de sua compreensão e respostas.
E quando os pais o viram, ficaram estupefatos; e sua mãe falou-lhe: "Filho, por que estás nos tratando desta maneira? Eis que teu pai e eu procurávamos por ti aflitivamente”. E Yaohushua disse-lhes: "Por que estais procurando por mim? Não sabeis que devo estar na casa de meu pai?" E os pais não compreenderam o que ele dizia. Mas sua mãe tomou todas aquelas palavras em seu coração.
E certo profeta, vendo-o, disse-lhe: "Eis que o amor e a sabedoria de Deus são um em ti; portanto, na era vindoura, serás chamado Yaohushua-Miriam; pois é pelo Ungido que Deus salvará a humanidade, a qual agora é como o amargor do mar. Ela ainda verter-se-á na doçura, mas a esta geração a noiva não se manifestará, nem ainda na era vindoura".
E Yaohushua retornou com os pais para Nazaré, e a eles era submisso. E ele fazia rodas, balancins e também mesas, com grande desenvoltura. E cresceu em estatura, e no favor de [LCS19] Deus e dos homens.
E, certo dia, o infante esteve em um lugar onde um laço fora colocado para os pássaros, e havia alguns meninos naquele lugarejo. E Yaohushua disse-lhes: "Quem preparou este laço para as inocentes criaturas de Deus? Quem assim fez, ele próprio de forma semelhante será apanhado".
E ele fitou doze pardais que estavam mortos, e moveu suas mãos sobre eles, dizendo: "Ide, voai, e enquanto viverdes lembrai de mim". E os pardais ergueram-se e voaram fazendo estardalhaço. E os judeus, vendo tudo, ficaram estupefatos e contaram isto aos sacerdotes.
E outras maravilhas fez a criança, e flores foram vistas nascer sob seus pés, onde antes nada havia senão chão ressequido. E seus companheiros erguiam-se em reverência a Ele.
E certo dia, após isto, o infante Yaohushua estava brincando com seus companheiros, mais jovens que ele, e eles reuniram-se em torno dele, e o escolheram como seu rei. Quando se sentou, trançaram eles um ramo de oliveira com flores e fizeram uma coroa, e a colocaram sobre sua cabeça, e puseram uma cana na sua mão como um cetro.
E exclamavam para ele, dizendo: "Salve, Rei de Israel!" E ele advertiu-os: "Quietos! Não sabeis o que estais dizendo. Não digais isto a ninguém. Tais palavras não são para proclamardes, mas para aqueles a quem serão dadas".
E eles maravilharam-se, e alguém passando próximo ouviu aquilo, e disse: "Sim, verdadeiramente, vós tendes escolhido bem, porque ele é uma criança graciosa e de grande nobreza".
E aos dezoito anos Yaohushua foi casado com Miriam, uma virgem da tribo de Judá, com quem viveu sete anos. E ela morreu, pois Deus a tomou para que Yaohushua pudesse prosseguir a fazer coisas elevadas, e para sofrer pelos filhos e filhas dos homens.
E após terminar seu estudo da lei, Yaohushua retornou ao Egito para que pudesse aprender a sabedoria dos egípcios, ainda como Moisés o fez. E indo para o deserto, meditou e jejuou e orou, e obteve o poder do Santo Nome, pelo qual realizou muitos milagres.
E por sete anos ele conversou com Deus face a face, e aprendeu a linguagem dos pássaros e dos animais, e o poder curativo das árvores, das ervas e das flores, e os segredos ocultos das pedras preciosas, e aprendeu os movimentos do Sol e da Lua e das estrelas, e os poderes das letras, e os mistérios do quadrado e do círculo e a transmutação das coisas, das formas, dos números e dos sinais. E dali retornou a Nazaré para visitar seus pais, e ensinou ali e em Jerusalém como um rabino consagrado, ainda no templo, nada o impedindo.
E após um tempo ele foi para a Assíria, Índia, Pérsia e a terra dos Caldeus. E visitou templos e conversou com sacerdotes e homens sábios por muitos anos, fazendo muitas obras maravilhosas e curando doentes enquanto passava pelos países.
E os animais do campo o respeitavam; e os pássaros do ar não o temiam, porque ele não os fazia temer; e ainda as bestas do deserto percebiam o poder de Deus nele, e lhe prestavam serviço, carregando-o de lugar em lugar.
Pois a Ruach da Divina Humanidade o preenchia, e preenchia todas as coisas em torno dele, e fez todas as coisas submissas a ele, e então foram cumpridas as palavras do profeta: ‘O leão se deitará com o boi, e o leopardo com o cabrito, e o lobo com a ovelha, e o urso com o asno, e o falcão com a pomba. E uma criança os conduzirá’.
‘E nada ferirá ou destruirá na minha montanha santa, pois a terra será repleta de conhecimento do Santíssimo, tanto quanto as águas cobrem o leito do mar. E naquele dia farei novamente uma aliança com os animais da terra e as aves do ar, e com os peixes do mar e todas as coisas criadas. E quebrarei o arco e a espada, e todos os instrumentos de guerra banirei da terra. E farei os animais quedarem em segurança e viverem sem medo’.
‘E eu vos reunirei em mim para sempre em justiça e em paz e em terno amor, e vós conhecereis vosso Deus, e a terra produzirá o cereal, o vinho e o azeite, e direi para aqueles que não eram meu povo: Vós sois meu povo; e eles me dirão: Tu és nosso Deus'.
E certo dia, quando passava perto de uma montanha próxima ao deserto, Yaohushua encontrou um leão. E havia muitos homens que perseguiam o leão com pedras e lanças para abatê-lo.
Mas Yaohushua os repreendeu, dizendo: "Por que caçais estas criaturas de Deus, que são mais nobres do que vós? Pelas crueldades de muitas gerações elas foram tornadas as inimigas dos homens, as quais seriam suas amigas.
“Se o poder de Deus se mostra nelas, assim também é demonstrado seu longo sofrimento e compaixão. Cessai de perseguir esta criatura que não deseja vos ferir. Não vedes que ela foge de vós, e está terrificada por vossa violência?".
E o leão veio a Yaohushua e postou-se aos seus pés, e manifestou-lhe amor; e o povo estava assombrado, e disse: "Este homem ama todas as criaturas e tem poder para comandar ainda estas bestas do deserto, e elas lhe obedecem".



A Pregação de João, o Batista

Ora, no décimo quinto ano do reinado de Tibério César, Pôncio Pilatos sendo governador da Judéia, e Herodes, o tetrarca da Galiléia (com Caifás como o alto sacerdote e Anás como chefe do Sinédrio), a palavra de Deus veio a João, o filho de Zacarias, no deserto próximo ao Mar Morto[16].
E João dirigiu-se a toda a região em torno do Jordão, pregando o batismo do arrependimento para a remissão dos pecados, como está escrito nos profetas: “Eis que eu envio meu mensageiro diante de vossa face. Ele preparará vosso caminho para vós: a voz daquele que clama no deserto. Preparai o caminho do Santíssimo, endireitai a vereda do Ungido.
“Cada vale será preenchido, e cada montanha e colina será aplainada; e o torto será endireitado, e os caminhos rugosos far-se-ão suaves, e toda carne verá a salvação de Deus”.
E João portava sobre seus quadris vestes de pêlo de camelo e cinto do mesmo material. Seu alimento era o fruto da árvore do gafanhoto e mel silvestre. Então, toda Jerusalém, Judéia e a região em torno do Jordão vieram a João; e seus povos, confessando os próprios pecados, eram batizados por ele no Jordão.
E ele disse à multidão que se apresentou para ser batizada: “Ó geração de desobedientes, quem vos advertiu para fugir da cólera vindoura? Mostrai que vossas vidas estão mudando para melhor e não justifiqueis vosso modo de ser dizendo: ‘Temos a Abraão como nosso Pai’.
“Pois digo a vós que Deus é capaz de, destas pedras, erguer filhos a Abraão. E, agora, também o machado é levado à raiz das árvores: portanto, a árvore que não der bons frutos é cortada e lançada no fogo”.
E os ricos perguntavam-lhe: “O que faremos, então?” Ele respondeu-lhes: “Aquele que tem dois mantos reparta com aquele que não tem nenhum; e aquele que tem alimento faça o mesmo”.
Então vieram também certos cobradores de impostos para ser batizados e disseram a ele: “Mestre, o que faremos?” E João disse-lhes: “Exatamente e não mais do que é indicado a vós, e sede misericordiosos no [LCS20] seu poder”.
E os soldados, da mesma forma, o inquiriram, dizendo: “E o que nós faremos?” E ele disse-lhes: “Não façais violência ao homem, nem o acuseis falsamente, e estai contentes com o vosso soldo”.
E a todos João falou, dizendo: “Guardai-vos do sangue e das coisas estranguladas, e dos corpos mortos de pássaros e animais, e de todas as obras de crueldade[17], e de tudo o que é tomado de [LCS21] injustiça. Pensais que o sangue de animais e pássaros purificará [LCS22] os pecados? Eu vos digo: Não! Falai a verdade. Sede justos, sede misericordiosos uns para com os outros e para com todas as criaturas que vivem, e caminhai humildemente com vosso Deus”.
E como o povo estava em expectativa (pois cada homem refletia em seu coração sobre João, se ele era o Mashiakh ou não), João respondeu a todos, dizendo: “Em verdade, eu vos batizo com água, mas um, maior que eu vem, cujas cordas das sandálias não sou merecedor de desatar”.
“Ele também vos batizará com água e com fogo; sua pá está em sua mão e ele purgará completamente sua eira e juntará o trigo em seu alforje, mas os resíduos ele queimará com fogo inextinguível”. E João pregava muitas outras coisas para o povo em seus discursos.



O Batismo de Yaohushua-Miriam, o Mashiakh

E eram meados do verão, o décimo mês. Então Yaohushua veio da Galiléia ao Jordão para João, para ser batizado por ele. Mas João negou-se a ele, dizendo: "Tenho necessidade de ser batizado por ti, e como vens a mim?" E Yaohushua respondeu-lhe: “Suporta isto por ora, pois nos convém cumprir toda a justiça". E João concordou. 
E Yaohushua quando foi batizado, ao elevar-se da água, os céus abriram-se-lhe, e uma nuvem brilhante se colocou sobre ele, e de trás da nuvem desceram doze raios de luz, e então, na forma de uma pomba, a Ruach de Deus veio descendo e brilhando sobre ele. E uma voz do céu soou: "Este é meu amado filho, em quem me comprazo; neste dia eu vos gerei".
E João foi testemunha dele, dizendo: “Este é aquele sobre quem eu falei: ‘Ele veio depois de mim, mas está acima de mim, porque ele existia antes de mim’”. E de sua inteireza temos nós todos recebido, e graça por graça. Porque a Lei foi dada em parte por Moisés, mas a graça e a verdade vêm em abundância por meio de Yaohushua ha Mashiakh.
“Nenhum homem viu a Deus em tempo algum. Deus é revelado no emanado único, que vem do seio do Eterno”. E este é o registro de João, quando os judeus enviaram sacerdotes e levitas de Jerusalém para questioná-lo: "Quem és tu?" E ele não negou, mas confessou: "Eu não sou o Ungido".
E eles perguntaram-lhe: “Quem, então, és? És Elias?” E ele disse: “Não”. E continuaram a inquirir dele: “És o profeta de quem Moisés falou?” E ele respondeu: “Não”. Então o indagaram: “Quem és tu? Para que possamos dar uma resposta àqueles que nos enviaram. O que dizes sobre ti mesmo?” E João falou: “Eu sou a voz que clama no deserto: ‘Fazei reto o caminho do Santíssimo’, como disse o profeta Isaías”.
E aqueles que foram mandados ali pelos fariseus perguntaram-lhe: "Por que batizas então, se não és aquele Ungido, nem Elias, nem aquele profeta de quem Moisés falou?"
João respondeu-lhes: "Eu batizo com água; mas ali se ergue um entre vós, a quem não conheceis. Ele batizará com água e com fogo. É ele quem vem [LCS23] depois de mim, mas está acima de mim, e cujos cordões das sandálias não sou digno de desatar".
Estas coisas ocorreram em Betabara, cidade além do Jordão, onde João batizava[LCS24] . E Yaohushua entrou em seu trigésimo ano, sendo por corpo físico verdadeiramente o filho de José e Maria; mas pela Ruach era o Mashiakh, o Filho de Deus, o Pai e a Mãe Eternos, como declarou a Ruach de santidade com poder.
E José era filho de Jacó e Elisheba, e Maria era filha de Eli (chamado Joaquim) e Ana, os quais eram os filhos de Davi e Bathsheba, de Judá e Shela, de Jacó e Leah, de Isaac e Rebeca, de Abraão e Sara, de Seth e Maat, de Adão e Eva, os quais eram filhos de Deus.



As Quatro Tentações

Então Yaohushua foi conduzido pela Ruach ao deserto, para ser tentado pelo diabo[LCS25] . E os animais selvagens do deserto o acompanharam, andando ao seu redor, e a ele ficaram sujeitos. E depois de haver jejuado por quarenta dias e quarenta noites, teve fome.
E, quando o tentador [LCS26] veio a ele, disse: "Se és o Filho de Deus, ordena que estas pedras sejam feitas pão, porque está escrito, ‘Alimentar-te-ei com o melhor trigo e com mel, das rochas te satisfarei’".
Mas ele respondeu e disse: "Está escrito: 'Não somente de pão viverá o homem, mas de cada palavra que procede da boca de Deus'".
Então o diabo colocou diante dele uma mulher de extrema beleza e graça, e de sutil agudeza de inteligência, e, além disso, de uma pronta compreensão; e disse-lhe: "Toma-a, porque seu desejo é para ti, e terás amor, alegria e conforto por toda a tua vida, e verás os filhos de teus filhos. Pois não está escrito: 'Não é bom que o homem fique sozinho’?”.
E Yaohushua-Miriam falou: "Fica atrás de mim. Porque está escrito: 'Não vos deixeis levar pela beleza da mulher, pois toda carne é como a relva e a flor do campo: a relva murcha e a flor desvanece, mas a palavra do Eterno dura para sempre'. Meu trabalho é ensinar e curar os filhos dos homens, e aquele que é nascido de Deus mantém sua semente dentro dele".
E o diabo conduziu-o à Cidade Santa, e assentou-o sobre um pináculo do templo. E disse a ele: "Se és o Filho de Deus, lança-te daqui; porque está escrito: 'Ele colocou anjos para proteger-vos; e com suas mãos eles vos erguerão cada vez que roçardes vosso dedo contra uma pedra'".
E Yaohushua falou-lhe: "Está escrito também: 'Não tentarás o Senhor vosso Deus".
Então o diabo o conduziu a uma montanha extremamente alta no meio de uma grande planície e em torno da qual havia doze cidades e seu povo. E ali ele mostrou-lhe todos os reinos do mundo em um átimo de tempo. E o diabo disse-lhe: "Todo esse poder eu te darei, e a glória deles, porque foi entregue a mim; e para quem quer que eu deseje, eu os darei, porque está escrito: 'Tereis dominação de mar a mar; assim julgareis vosso povo com justiça e o pobre, com misericórdia, e fareis que a opressão cesse completamente'. Se me adorares, tudo será teu".
E Yaohushua-Miriam respondeu e falou-lhe: "Fica atrás de mim, Satanás porque está escrito: 'Adorarás a vosso Deus, e a Ele somente servirás. Sem o poder de Deus, o fim do mal não pode vir'".



José e Maria Fazem uma Festa para Yaohushua. André e Pedro Encontram Yaohushua

E quando ele retornou do deserto, no mesmo dia, seus pais fizeram-lhe uma festa e deram-lhe os presentes que os magos lhe tinham ofertado em sua infância. E Maria disse: “Estas coisas guardei para ti ainda para este dia”. E ela deu-lhe o ouro, o incenso e a mirra. E ele tomou o incenso para si, mas o ouro entregou a seus pais, para o pobre, e a mirra deu a Maria, que é chamada Madalena.
Ora, essa Maria era da cidade de Magdala, na Galiléia. E ela era grande pecadora, e tinha seduzido muitos por sua beleza e encanto. E ela veio a Yaohushua à noite e confessou seus pecados. E ele estendeu a mão, curou-a, expulsou dela sete demônios e disse-lhe: “Vai em paz, teus pecados te estão perdoados”. E ela ergueu-se e, deixando tudo, o seguiu, e serviu-o com sua substância durante os dias de seu ministério em Israel.
No dia seguinte, João viu Yaohushua vindo para ele, e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que pela justiça tira o pecado do mundo. Este é aquele sobre quem eu falei: ‘Ele precedeu a mim; e eu não o conheci; como Ele está para ser manifestado a Israel, eu vim batizando com água’”.
E João testificou, dizendo: “Eu vi a Ruach descendo do céu semelhante a uma pomba e permanecendo sobre ele. E eu não sabia, mas aquele que me enviou para batizar com água tinha-me dito: ‘Aquele sobre quem vires  a Ruach descendo, e permanecendo sobre ele, é o mesmo que batizará com água e com fogo, ainda a Ruach’. E eu vi e declarei que este era o Filho de Deus”.
No dia seguinte, João encontrava-se no Jordão com dois de seus discípulos. E considerando sobre Yaohushua, que caminhava, disse: “Eis o Ungido, o Cordeiro de Deus!” E os dois discípulos ouviram-no falar e seguiram Yaohushua.
Então Yaohushua voltou-se, viu-os seguindo-o e disse-lhes: “O que estais procurando?“ Eles disseram-lhe: “Rabino, onde vives?” Ele respondeu-lhes: “Vinde e vede”. Ambos vieram e viram onde Yaohushua vivia, e ficaram com ele aquele dia, porque era em torno da décima hora.
Um dos dois que ouviu João e seguiu Yaohushua era André, irmão de Simão Pedro. Ele primeiro encontrou seu irmão, Simão, para dizer-lhe: “Nós encontramos o Mashiakh, que é o Ungido”. E André trouxe-o a Yaohushua. E quando Yaohushua o viu, disse-lhe: “Sois Simão Bar Jona: serás chamado Cephas, que é o mesmo que uma rocha”.
No dia seguinte, Yaohushua foi para a Galiléia, encontrou Felipe e disse-lhe: “Segue-me”. Ora, Felipe era de Bethsaida, a cidade de André e Pedro. Felipe encontrou Natanael, que é chamado Bar Tholmai[18] e falou-lhe: “Nós encontramos aquele sobre quem Mosessin, na Lei, e os profetas escreveram: ‘Ele é Yaohushua de Nazaré, o filho de José e Maria’”. E Natanael disse a ele: “Pode alguma coisa boa vir de Nazaré?” Felipe respondeu-lhe: “Vem e vê”.
Yaohushua viu Natanael vindo e falou a ele: “Eis um israelita verdadeiramente em quem não há fraude!” Natanael disse a ele: “De onde me conheces?” Yaohushua respondeu e falou-lhe: “Antes de Felipe chamar-te, quando estavas sob a figueira, eu te vi”. Natanael respondeu: “Rabino, és o Filho de Deus, és o Rei de Israel. Sim, sob a figueira te encontrei”.
Yaohushua respondeu e disse-lhe: “Natanael Bar Tholmai, porque eu te disse: ‘Eu te vi sob a figueira’, acreditas? Verás coisas maiores do que essas”. E ele falou-lhe: “Em verdade, em verdade Eu te digo: futuramente verás o céu aberto e os anjos de Deus ascendendo e descendo sobre o Filho do Homem”.



A Unção por Maria Madalena

E um dos fariseus procurou Yaohushua para comer com ele. E Yaohushua foi à casa do fariseu e sentou-se para comer.
E eis que certa mulher de Magdala, que era reputada ser pecadora, estava na cidade. E quando soube que Yaohushua se sentou para jantar na casa do fariseu, ela trouxe uma caixa de alabastro de ungüento e postou-se aos seus pés, atrás dele, chorando. E lavou-lhe os pés com lágrimas, secou-os com os seus cabelos e beijou-os, e ungiu-os com o ungüento.
Ora, quando o fariseu que o tinha convidado viu isso, pensou: "Este homem, se fosse um profeta, saberia quem e que espécie de mulher é esta que o toca, porque ela é uma pecadora".
E Yaohushua respondeu-lhe a questão não pronunciada: "Simão, tenho algo para dizer-te". E Simão disse: "Mestre, dize-me o que tens a dizer".
"Havia certo credor que tinha dois devedores. Um lhe devia quinhentas moedas e o outro, cinqüenta. E como eles não tinham nada para pagar, o credor perdoou-os sinceramente. Dize-me, portanto: qual deles o amou mais?"
Simão respondeu: "Suponho que o homem a quem mais ele perdoou". E ele disse-lhe: "Estás correto".
E Yaohushua disse a Simão: "Vês esta mulher? Vim a tua casa e não me deste água para meus pés; mas ela lavou-os com suas lágrimas e secou-os com seus cabelos. Não me beijaste, mas esta mulher, desde o momento em que entrei, não cessou de beijar meus pés. Não ungiste minha cabeça com óleo, mas esta mulher ungiu meus pés com ungüento.
"Pois digo a ti: seus pecados, que são muitos, estão perdoados, porque ela muito amou; não somente o homem, como também os animais e os pássaros do ar, e ainda mesmo os peixes do mar. Mas a quem pouco se perdoa, este pouco ama".
E Yaohushua disse à mulher: "Teus pecados te estão perdoados".
E aqueles que estavam sentados à mesa começaram a falar entre si: "Quem é este que perdoa pecados?”.
Ainda que não tivesse dito: "Eu a perdôo!", mas "Teus pecados te estão perdoados", ele sabia discernir a verdadeira fé e penitência no coração dela. E Yaohushua não necessitava de nenhum homem para testificar sobre outro, pois ele mesmo sabia o que estava no homem.



O Casamento em Caná

E no dia seguinte houve um casamento em Caná da Galiléia; e a mãe de Yaohushua estava ali. E Yaohushua e Maria Madalena foram para lá; e os seus discípulos vieram para o casamento.
E quando procuraram vinho, a mãe de Yaohushua disse-lhe: "Eles não têm vinho”. Yaohushua falou a ela: "Mulher, o que é isto para ti e para mim? Minha hora ainda não veio". Sua mãe disse aos servos: "Tudo o que ele vos disser, fazei-o".
E seis potes de pedra estavam colocados ali, segundo o costume de purificação dos judeus. E Yaohushua falou aos servos: "Enchei os potes com água". E eles encheram-nos até a borda. E ele disse-lhes: "Despejai agora, e levai-os para o governador da festa". E eles assim o fizeram.
E quando o regente da festa provou a água tornada suco da vinha, e não sabia o que era, chamou o recém-casado e disse-lhe: "Todo homem ao início da festa serve o bom vinho, e quando os homens estão ébrios então serve o vinho de qualidade inferior; mas tu guardaste o bom vinho até agora".
Esta foi a maneira como Yaohushua começou fazendo milagres em Caná da Galiléia, e manifestou sua glória; e muitos discípulos creram nele.
Depois disso, ele e sua mãe desceram para Cafarnaum, com Maria Madalena, seus irmãos e seus discípulos; e continuaram ali por muitos dias.
E a questão sobre a purificação suscitou-se entre alguns dos discípulos de João e os judeus. E os judeus vieram a João e disseram-lhe: "Rabino, quem estava contigo além do Jordão viu que ele estava batizando, e todos estavam indo com ele".
E João respondeu e disse: "Um homem não pode receber nada, exceto se for dado a ele do céu. Recordai: eu disse que não sou o Mashiakh, mas que o precedi.
"Quem tem a noiva é o Noivo; mas o amigo do Noivo, que o encontra e o ouve, regozija-se grandemente à voz do Noivo; minha alegria é grande. Ele deve crescer; mas eu devo minguar. Aquele que é da terra é terreno, e fala da terra; aquele que vem do céu está acima de tudo".
E certos fariseus vieram e questionaram Yaohushua, perguntando-lhe: "Como dizes que Deus condenará o mundo?" E Yaohushua respondeu-lhes: "Deus tanto amou o mundo que deu seu Filho Único Emanado, para vir ao mundo. Quem nele acreditar não perecerá, mas terá vida eterna. Deus não mandou o Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo, através dele, possa ser salvo".
Aqueles que crêem nele não são condenados; mas aqueles que não crêem nele já estão condenados, porque não acreditaram no nome do Emanado Único de Deus. E esta é a condenação: que a luz vem para o mundo, e os homens amam as trevas mais do que a luz, porque suas obras são más.
"Porque todos aqueles que fazem o mal odeiam a luz; nem vêm eles para a luz, para que suas obras não sejam condenadas. Mas aqueles que praticam [LCS27] a justiça vêm para a luz, e suas obras podem ser manifestadas, para serem moldados de acordo com Deus".
E havia certo homem nobre, cujo filho estava doente em Cafarnaum. Quando ouviu que Yaohushua tinha vindo para a Galiléia, foi a ele e implorou-lhe para vir e curar seu filho; porque ele estava à beira da morte.
Então Yaohushua falou a ele: "A não ser que vejas sinais e maravilhas, não acreditas". O nobre disse-lhe: "Senhor, vem antes que meu filho morra".
Yaohushua falou ao homem: "Vai, teu filho vive". E o homem acreditou na palavra de Yaohushua e seguiu seu caminho. E quando estava voltando, seus servos o encontraram e lhe contaram: "Teu filho vive”.
Então o homem inquiriu deles a que hora seu filho começara a recuperar-se. E eles relataram-lhe: "Ontem à sétima hora a febre o deixou". Assim, o pai soube que foi à mesma hora que Yaohushua lhe disse: "Teu filho vive". E ele acreditou, assim como toda a sua casa.



O Primeiro Sermão na Sinagoga

E Yaohushua voltou a Nazaré, onde tinha crescido. E como era seu costume, foi à sinagoga no dia de Sabbath, e ergueu-se para ler. E eles deram-lhe o pergaminho do profeta Isaías.
E quando abriu o pergaminho, ele encontrou o trecho onde estava escrito: “A Ruach do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar o evangelho ao pobre; ele ordenou-me curar o quebrantado, [LCS28] pregar libertação aos cativos e recobrar a visão ao cego,  instaurar a liberdade àqueles que estão atados, pregar o ano aceitável do Senhor”.
E ele fechou o pergaminho, deu-o novamente ao ministro e sentou-se. E todos os olhos pousaram sobre ele. E ele falou-lhes: “Neste dia estas escrituras cumpriram-se em vossos ouvidos”. E cada um testemunhou surpreso às graciosas palavras que procederam de sua boca. E eles disseram: “Não é este o filho de José?”
E alguém trouxe a Yaohushua um homem cego para testar seu poder, e disse: “Rabino, aqui está um filho de Abraão cego desde o nascimento. Cura-o, como curaste gentios no Egito”. E olhando sobre ele, Yaohushua percebeu a incredulidade do homem e a dúvida daqueles que o trouxeram, assim como o desejo deles de apanhá-lo em armadilha. E ele não poderia fazer obra poderosa naquele lugar por causa da incredulidade daqueles.
E eles disseram a Yaohushua: “Tudo quanto nós ouvimos que fizeste no Egito, faze-o aqui também em nossa região”. E ele disse-lhes: “Em verdade eu vos digo: ‘Nenhum profeta é aceito em sua própria casa ou em seu próprio país, nem um médico promove curas sobre aqueles que o conhecem’.
“E em verdade eu vos direi: ‘Muitas viúvas estavam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se fechou por três anos e seis meses, e uma grande fome ocorreu por toda a terra. Mas Elias não foi enviado a nenhum lugar a não ser para Sarepta, uma cidade de Sidon, a uma mulher que era viúva”.
“E da mesma maneira, leprosos estavam em Israel no tempo de Eliseu, o profeta; e nenhum deles foi limpo, a não ser Naaman, o sírio”.
E quando ouviram essas coisas, todos na sinagoga ficaram repletos de animosidade. E eles ergueram-se, jogaram-no para fora da cidade e conduziram-no à borda da colina onde a cidade deles havia sido construída, para que pudessem lançá-lo de cabeça. Mas ele, transpassando-os, seguiu seu caminho e escapou deles.



O Chamado de Pedro e André

Ora, Herodes, o Tetrarca, sendo repreendido por João, o Batista, por tomar a esposa de seu irmão Felipe, Herotíades[LCS29] , e por todos os males que fez, acrescentou ainda este sobre todos: ele pôs João na prisão.
E Yaohushua começou a pregar e a dizer: "Arrependei-vos! Pois o reino do céu está próximo". E porque estava caminhando pelo mar da Galiléia, viu Simão Pedro e André, seu irmão, lançando rede ao mar; porque eram pescadores. E ele falou-lhes: "Segui-me e vos farei pescadores de homens". E eles imediatamente abandonaram suas redes e seguiram-no.
E, saindo dali, ele viu outros dois irmãos, Jaime[19], o filho de Zebedeu, e João, seu irmão, em um navio com Zebedeu, seu pai, remendando suas redes; e ele chamou-os. E imediatamente eles deixaram suas redes e o navio e seu pai e seguiram-no.
E Yaohushua percorreu toda a Galiléia, ensinando em sinagogas, pregando o evangelho do Reino e curando toda espécie de enfermidade e toda espécie de doença entre o povo. E a fama de seus milagres propagou-se por toda a Síria. E eles lhe traziam muitos enfermos que estavam tomados por várias doenças e tormentos, aqueles que eram insanos e aqueles que eram paralíticos, e ele os curava.
E uma grande multidão de pessoas, da Galiléia, de Decápolis, de Jerusalém, da Judéia e de além do Jordão, o seguia.
E quando Yaohushua estava seguindo com alguns de seus discípulos,  encontrou-se com certo homem que treinava cães para caçar outras criaturas, e disse-lhe: "Por que fazes isto?” E o homem falou: “É disto que eu vivo. E qual é o valor destas criaturas para alguém? Elas são fracas; mas os cães são fortes". E Yaohushua disse: "Careces de sabedoria e amor. Toda criatura que Deus fez tem sua finalidade e propósito. E quem pode dizer que bem há nelas? Ou qual o benefício para ti, ou para a humanidade?
"E, para teu viver, olha para os campos produzindo colheita, e as árvores produtoras de frutos e as ervas; do que mais necessitas além destes, que o honesto trabalho de tuas mãos não te dará? Ai dos fortes que usam mal sua fortaleza! Ai do astucioso que caça as criaturas de Deus! Ai dos caçadores, porque eles serão caçados!"
E o homem, maravilhado, deixou de treinar os cães para caçar e ensinou-os a salvar em vez de destruir vidas. E ele aprendeu as [LCS30] doutrinas de Yaohushua e tornou-se seu discípulo.
E eis que dois homens ricos vieram a Yaohushua, e um deles disse-lhe: "Bom Mestre..." Mas ele respondeu: "Não me chames bom, porque um somente é o todo bom, e este é Deus".
E o outro lhe falou: "Mestre, que boa coisa devo fazer e viver?" Yaohushua disse: "Cumpre a Lei e os profetas". E ele respondeu: "Eu as tenho cumprido". Yaohushua prosseguiu: "Vai, vende tudo o que tens e divide com os pobres, e segue-me". Mas esta fala não lhe agradou.
E o Senhor disse a ele: "Como podes dizer que tens cumprido a Lei e os profetas? Olha, muitos de teus irmãos estão vestidos em andrajos imundos, morrendo de fome, e tua casa está cheia de abundância, e tu não dás nada a eles?"
E ele falou a Simão: "É difícil para o rico entrar no reino do céu; porque o rico se preocupa consigo mesmo e despreza aqueles que não têm nada".



A Cura do Leproso. O Homem com Paralisia

E aconteceu [LCS32] que Yaohushua, quando estava em certa cidade, viu um homem coberto de lepra, que, vendo-o, prostrou-se em terra e implorou-lhe, dizendo: “Senhor, se quiseres, podes fazer-me limpo”. E ele estendeu-lhe a mão e tocou-o, dizendo: “Bem-aventurado és tu que acreditas. Eu o quero, fica [LCS33] limpo”. E imediatamente a lepra o deixou.
E ele recomendou-lhe, dizendo: “Não digas isto a nenhum homem, mas vai e mostra-te ao sacerdote, e oferece por tua limpeza, segundo o que Moisés ordenou, um testemunho para eles”. Mas sua fama o precedeu e grandes multidões reuniram-se para ouvi-lo, e para serem curadas por ele de suas enfermidades. E Yaohushua partiu para o deserto, e orou.
E aconteceu[LCS34]  que, certo dia, quando ele estava ensinando, ali estavam fariseus e doutores da lei sentados próximos, para ver aqueles que saíam de cada cidade, da Galiléia, da Judéia, de Jerusalém, para ver Yaohushua. E o poder de Deus estava presente para curá-los.
E eis que eles carregavam uma cama na qual jazia um homem que estava consumido pela paralisia, e procuravam uma passagem para trazê-lo a Yaohushua, para colocá-lo diante de Yaohushua. E como não puderam encontrar uma passagem por causa da multidão, subiram no telhado da casa, e fizeram-no descer por entre as telhas com sua cama diante de Yaohushua. E quando Yaohushua viu sua fé, disse a ele: “Homem, teus pecados te estão perdoados”.
E os escribas e fariseus começaram a pensar, dizendo: “Quem é este que fala blasfêmias? Quem pode perdoar pecados senão Deus, somente?”. Mas quando percebeu seus pensamentos, Yaohushua respondeu-lhes: “O que refletis em vossos corações? Pode ainda Deus perdoar pecados, se o homem não se arrepende? Quem disse: ‘Eu perdôo vossos pecados?’ Mas não disse eu: ‘Teus pecados te estão [LCS35] perdoados?’”
“O que é mais fácil dizer: ‘Teus pecados te estão perdoados’ ou ‘Levanta e caminha?’ Mas para provar que o Filho do Homem tem poder sobre a terra, para discernir e declarar o perdão dos pecados, eu digo a este homem com paralisia: ‘Levanta, e toma tua cama, e vai para tua casa’”.
E imediatamente o homem enfermo levantou-se diante deles, e tomou sua cama e partiu para sua casa, glorificando a Deus. E eles estavam todos assombrados, e glorificaram a Deus, e estavam cheios do espírito de reverência, dizendo: “Vimos estranhas coisas hoje”.
E como estava indo a certa vila, Yaohushua encontrou um homem que era surdo desde o nascimento. E ele não conhecia o som do vento impetuoso, ou do trovão, ou o grito dos animais ou dos pássaros que clamavam por fome ou por suas feridas, nem sabia que os outros o ouviam.
E Yaohushua soprou em seus ouvidos, e eles se abriram, e o homem ouviu e se regozijou de alegria nos sons que antes negava. E o homem disse: “Agora ouço todas as coisas”.
Mas Yaohushua disse a ele: “Como podes dizer: ‘Ouço todas as coisas?’ Podes ouvir o suspirar do prisioneiro, ou a linguagem dos pássaros, ou dos animais, quando eles se comunicam uns com os outros, ou as vozes dos anjos e espíritos? Pensa no quanto não podes ouvir, e sê humilde em tua falta de conhecimento”.



A Convocação de Mateus. O Vinho Novo em Velhos Odres

E após essas coisas, Yaohushua partiu, e viu um coletor de impostos, chamado Levi, sentado no local de recolhimento de impostos; e disse a ele: “Segue-me”. E Levi deixou tudo, levantou-se, e seguiu-o.
E Levi preparou-lhe uma grande festa em sua casa; e lá havia um grande número de coletores de impostos e de outros que se sentaram com eles. Mas os escribas e fariseus murmuravam contra seus discípulos, dizendo: "Por que comeis e bebeis com publicanos e pecadores?"
Yaohushua respondeu-lhes, falando: “Aqueles que estão com saúde não precisam de médico; mas aqueles que estão doentes têm necessidade. Eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores ao arrependimento".
E eles disseram-lhe: "Por que os discípulos de João jejuam freqüentemente, e oram, e da mesma forma os discípulos dos fariseus, mas os teus comem e bebem?"
E Yaohushua falou-lhes: "Com que eu compararei os homens desta geração, e com que se assemelham? São qual crianças sentando no mercado, chamando umas às outras e dizendo: 'Nós tocamos flauta para vós, e vós não dançastes; nós pranteamos para vós e não lamentastes'.
“Porque João, o Batista, veio, não comendo nem bebendo, e dizeis: 'Ele tem um demônio'. O Filho do Homem veio comendo e bebendo os frutos da terra, e o leite do rebanho, e o fruto da vinha, e dizeis: 'Eis um glutão e um bebedor de vinho, um amigo de publicanos e pecadores'.
“Podeis vós fazer os filhos da Câmara Nupcial jejuar, enquanto o Noivo está com eles? Mas dias virão, quando o Noivo for tomado deles, e então eles jejuarão naqueles dias".
E ele também lhes falou esta parábola, dizendo: "Nenhum homem põe remendo de tecido novo sobre roupa velha; porque o novo não combinará com o velho, e a roupa se depreciará.
"E ninguém coloca vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo romperá os odres, e será derramado, e os odres se perderão. Mas o vinho novo deve ser colocado em odres novos; e vinho e odres serão preservados.
“Ninguém há também que, tendo bebido vinho velho, desejará imediatamente o novo, porque dirá: 'O velho é melhor'. Mas tempo virá quando o novo envelhecerá, e o novo será desejado por todos. Porque, como os que trocam velhos vestidos por novos, do mesmo modo trocarão o corpo da morte pelo corpo da vida, e o que é passado pelo que é vindouro.


     Yaohushua Envia os Doze

E Yaohushua foi a uma montanha para orar. E quando chamou seus doze discípulos, deu-lhes poder contra os espíritos impuros para expulsar demônios e curar toda espécie de doença. Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes que vigoravam para as doze tribos de Israel:
Pedro, chamado Cefas, para a tribo de Rubem; Jaime, para a tribo de Naftali; Tomé, chamado Dídimo, para a tribo de Zabulão; Mateus, chamado Levi, para a tribo de Gad; João, para a tribo de Efraim; Simão, para a tribo de Issachar.
André, para a tribo de José; Natanael (Bar Tolmai), para a tribo de Simeão; Tadeu, para a tribo de Zabulão[LCS36] ; Jacó, para a tribo de Benjamim; Jude[21], para a tribo de Dan; Felipe, para a tribo de Asher. E Judas Iscariotes, um levita, que o traiu, estava também entre eles (mas não era um deles). E Matias e Barsabas estavam também presentes.
Então ele chamou, de igual maneira, doze outros para serem profetas, homens de luz para estar com os apóstolos, e lhes mostrou as coisas ocultas de Deus. E seus nomes eram Hermes, Aristóbulos, Selênio, Nereus, Apolo, e Barsabas; Andronico, Lúcio, Apele, Zaqueo, Urbano, e Clemente. E assim ele chamou doze que seriam evangelistas, e doze que seriam pastores. Essa quadra de doze ele chamou para que pudesse enviar os discípulos às doze tribos de Israel, quatro para cada tribo.
E eles postaram-se em torno do Mestre, em vestes de linho branco, chamados para ser um santo sacerdócio de Deus, para o serviço das doze tribos para onde deveriam ser mandados.
Essa quadra de doze Yaohushua enviou e ordenou, dizendo: "Quero que sejais meus doze apóstolos com vossos companheiros, para um testemunho a Israel. Ide às cidades de Israel e ao rebanho perdido de Israel. E, quando fordes, pregai, dizendo: 'O reino do céu está próximo'. Como vos tenho batizado em água, assim batizai aqueles que crêem.
“Ungi e curai o doente, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; livremente como tendes recebido, livremente dai. Não porteis nem ouro, nem prata, nem latão em vossas bolsas; nem roteiro para vossa jornada, nem dois mantos, nem dois pares de sandálias, nem ainda aduela; porque o trabalhador é merecedor de seu alimento; e comei aquilo que for colocado diante de vós, mas não toqueis naquilo que é obtido por tirar a vida, porque não vos é lícito.
“E em qualquer cidade ou vila em que entrardes, procurai saber quem é meritório; e permanecei ali até sairdes. E quando entrardes em uma casa, saudai-a. E se a casa é meritória, que vossa paz venha sobre ela; mas se ela não é meritória, que vossa paz vos retorne.
“Sede sábios como as serpentes e inofensivos como as pombas. Sede inocentes e incorruptíveis. O Filho do Homem não veio para destruir, mas para salvar; nem para tirar a vida, mas para dar a vida, para o corpo e a alma.
“E não temais aqueles que matam o corpo mas não são capazes de matar a alma; mas temei aqueles que são capazes de destruir a alma e o corpo em Geena.[22][LCS37] 
“Não são dois pardais comprados por uma simples moeda? E nenhum deles cairá no chão sem a permissão do Todo Santo. Pois os verdadeiros cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não temais. Se Deus cuida do pardal, não cuidará ele de vós?
“É suficiente para os discípulos ser como o mestre, e os servos, como o senhor. Se eles chamaram o mestre da casa Belzebu, como chamarão aqueles de sua família? Não os temais, porque nada há coberto que não será revelado; ou oculto que não será conhecido.
“O que Eu vos disse veladamente, falai à luz quando o tempo vier; e o que ouvistes no ouvido, pregai sobre os balcões. Aos que confessam a verdade diante dos homens, a estes eu também confessarei diante de meu Pai que está no céu. Mas aos que negam a verdade diante dos homens, a estes eu também negarei diante de meu Pai que está no céu.
“Verdadeiramente, venho para trazer paz sobre a terra. Mas quando falo,  vede! uma espada acompanha. Eu vim para unir, mas - vede! - um homem estará em desacordo com o seu pai, e a filha com a sua mãe, e a nora com a sua sogra. E os inimigos do homem serão aqueles de sua própria família. Porque o injusto não pode unir-se àqueles que são justos.
“Aqueles que não tomam sua cruz e seguem após mim não são merecedores de mim. Aquele que encontra a sua vida a perderá; e aquele que perde a sua vida por minha causa a encontrará".



O Envio dos Setenta e Dois

Após essas ocorrências, o Senhor designou setenta e dois, e os enviou dois a dois, diante de sua face, para cada cidade e lugar das tribos para onde ele mesmo iria.
Entretanto, ele falou-lhes: “A colheita é verdadeiramente grande, mas os trabalhadores são poucos. Orai, portanto, para o senhor da colheita, para que ele envie operários à colheita.
“Segui vossos caminhos: eis que vos envio como cordeiros entre os lobos. Não carregueis bolsas, nem mapa, nem sapatos e não saudeis nenhum homem pelo caminho.
“E, em qualquer casa que entrardes, primeiro dizei: ‘A paz seja sobre esta casa’. E se o espírito de paz estiver ali, vossa paz permanecerá sobre ela; se não, ela a vós retornará.
“E em qualquer cidade que entrardes, e fordes recebidos, comei as coisas quando forem colocadas diante de vós, sem tomar a vida, e curai o enfermo que está ali, e direis a eles: ‘O Reino de Deus está vindo próximo de vós’.
“E na mesma casa permanecei, comendo e bebendo as tais coisas, quando vos forem dadas, sem derramamento de sangue, porque o trabalhador é merecedor de seu pagamento. Não vades de casa em casa.
“Mas em qualquer cidade que entrardes e não fordes recebidos, segui vossos caminhos nas estradas e dizei: ‘Ainda o próprio pó de vossa cidade, que sobre nós adere, sobre vós sacudimos; não obstante, estejais certos disto, que o Reino de Deus vos está vindo próximo.
“Ai de ti, Chorazi! Ai de ti, Bethsaida! Porque se as obras poderosas que tinham sido feitas em Tyre e Sidom fossem feitas em vós, poderiam ter elas se arrependido muito tempo atrás, vestidos em pano de saco e cinzas. Mas isto lhes será mais tolerável no julgamento do que para vós.
“E tu, Cafarnaum, que és exaltada ao céu, serás confiada ao Sheol[23][LCS38] . Aqueles que te ouvem, ouvem também a mim; e aqueles que te desprezam, desprezam-me também; e aqueles que me desprezam, desprezam aquele que me enviou. Mas que todos sejam persuadidos em suas próprias mentes”.
E novamente Yaohushua falou-lhes: “Sede misericordiosos, e obtereis misericórdia. Perdoai os outros, e sereis perdoados. A medida com que medirdes, a mesma [LCS39] será medida para vós novamente.
“Como a outros fazeis, a vós será feito; como dais, a vós será dado; como a outros julgais, sereis julgados; como a outros servis, sereis servidos”.
“Porque Deus é justo, e recompensa cada um segundo suas obras. Aquilo que eles semeiam, eles também colherão”.





Quando Yaohushua estava orando em certo lugar numa montanha, alguns de seus discípulos vieram a ele e um deles falou-lhe, "Senhor, ensina-nos como orar". E ele ensinou-lhes: "Quando orardes, adentrai vossa câmara secreta; e quando tiverdes fechado a porta, orai ao Abba Amma, que está acima e dentro de vós, e vosso Pai-Mãe que vê tudo o que está oculto vos responderá claramente".
“Porém, quando estiverdes reunidos e orardes em comum, não useis vãs repetições, pois vosso Pai celeste sabe de que coisas necessitais antes de pedi-las. Orai desta forma:
Nosso Pai-Mãe, que estás acima e dentro / Santificado seja o teu sagrado nome na dupla Trindade / Em sabedoria, amor e eqüidade, venha o teu Reino a todos / Seja feita sempre a tua santa vontade, como no céu, assim na terra / Dá-nos partilhar diariamente de teu santo pão e do fruto da tua videira viva / Como perdoas as nossas ofensas, assim possamos perdoar a outros que nos ofendem / Mostra-nos a tua bondade, para que a outros possamos mostrar o mesmo / Na hora da tentação, livra-nos do mal / Porque teu é o Reino, o Poder e a Glória; desde o começo sem princípio, agora e para o todo o sempre. Amém.
"E onde sempre há sete reunidos em meu nome, ali estou no meio deles; ainda se há somente três ou dois; e onde não há mais do que um orando em segredo, eu estou com este um.
"Levantai a pedra, e me encontrareis. Parti a madeira, e ali estarei. Pois no fogo e na água, assim como em cada forma viva, Deus está manifesto como a vida e a substância deles”.
E o Senhor disse: "Se teu irmão pecou em palavra sete vezes ao dia, e sete vezes ao dia emendou-se, recebe-o". Simão disse a ele: "Sete vezes ao dia?"
Respondeu-lhe o Senhor: "Eu te digo ainda: setenta vezes sete, porque ainda nos profetas, após serem ungidos pela Ruash Santa, verdadeiros pecados foram encontrados.
"Sê, portanto, atencioso; sê gentil, sê terno, sê empático, sê suave, não para com a tua espécie somente, mas para com cada criatura que está sob teus cuidados; pois vós sois para elas como deuses, para quem elas olham em suas necessidades. Sede lentos para se encolerizar; porque muitos pecam em sua cólera, da qual se arrependem quando ela passa."
E havia um homem cuja mão estava seca que veio a Yaohushua e falou-lhe: "Senhor, era eu um pedreiro procurando sustento por minhas mãos. Imploro-te restaurar minha saúde, para que não tenha que, vergonhosamente, suplicar por alimento [LCS40] ". E Yaohushua curou-o, e disse: “Há uma casa feita sem mãos. Procura aquela, ali podes habitar”.



O Retorno dos Setenta e Dois

E, após uma estação, retornaram triunfalmente os setenta e dois, dizendo: “Senhor, ainda os demônios nos são submissos através de teu nome”.
Falou-lhes então o Senhor: “Vi Satanás como um relâmpago caindo do céu.
“Eis que vos dei poder para pisar sobre serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder [LCS41] do inimigo; e nada, por meio algum, vos ferirá. Não obstante isto, não vos regozijeis porque os espíritos estão sujeitos a vós; mas antes regozijai-vos porque vossos nomes estão escritos no céu”.
Naquela hora, Yaohushua regozijou-se em espírito, e disse: “Eu te agradeço, Pai Santo do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas dos sábios e prudentes e as revelaste aos bebês; todavia, Todo Santo, porque aos teus olhos assim parece bom.
“Todas as coisas são entregues a mim do Todo Pai; e nenhum homem conhece o Filho que é a Filha senão o Todo Pai; nem quem o Todo Pai é, mas o Filho ainda Filha, e aqueles a quem o Filho e a Filha revelarão isto”.
E Yaohushua retornou a seus discípulos e falou-lhes confidencialmente: “Bem-aventurados são os olhos que vêem as coisas que vedes. Pois muitos profetas e reis desejaram ver estas coisas, e não as viram; e ouvir aquelas coisas que vós ouvistes, e não as ouviram.
“Bem-aventurados sois vós do círculo interior, que ouvis minha palavra e para quem os mistérios são revelados, que não impõem a criatura inocente a dor da prisão ou da morte, mas procuram o bem de todos, pois para estes é a vida eterna.
“Bem-aventurados sois vós que vos abstendes de todas as coisas tomadas por derramamento de sangue e morte e cumprem toda a justiça: bem-aventurados sois, pois atingireis a beatitude”.



    Yaohushua Reprova a Crueldade a um Cavalo

E sucedeu que o Senhor partiu da cidade e rumou para as montanhas com seus discípulos. Eles vieram a um monte cujos caminhos eram íngremes e ali encontraram um homem com uma besta de carga.
Mas o cavalo havia caído, pois estava sobrecarregado, e o homem o golpeava até verter sangue. Indo ao homem, Yaohushua disse: “Filho da crueldade, por que golpeias teu animal? Não vês que ele está muito fraco para sua carga e não sabes que ele sofre?”
Mas o homem respondeu-lhe: “O que tu tens com isto? Posso golpeá-lo tanto quanto me agrada, pois é minha propriedade e eu o comprei por uma alta soma de dinheiro. Pergunta àqueles que estão contigo, pois são de meu conhecimento e sabem disto”.
Algum dentre os discípulos respondeu ao Senhor: “Sim, Senhor, é como ele diz. Nós vimos quando o comprou”. E o Senhor disse novamente: “Não vês então como ele sangra e não ouves que geme e lamenta?” No entanto, responderam eles: “Não, Senhor, não vemos que ele geme e lamenta”.
Entristecido, o Senhor disse: “Ai de vós, pela dureza de vossos corações: não ouvis como ele lamenta e chora para o Criador Celestial por misericórdia? Mas três vezes mais ais para este contra quem ele chora e geme em sua dor”.
O Senhor foi em auxílio ao animal e tocou-o. E o cavalo pôs-se então de pé, e suas feridas foram curadas. Mas ao homem ele disse: “Segue agora o teu caminho e não o golpeies mais de agora em diante, se desejas encontrar misericórdia também”.
E, vendo, o povo dirigiu-se a ele e Yaohushua disse a seus discípulos: “Por causa do enfermo, eu estou enfermo; por causa do faminto, eu estou faminto; por causa do sedento, eu estou sedento”.
E disse também: “Vim para pôr fim aos sacrifícios e festas de sangue, e se não cessais de oferecer e comer da carne e do sangue, a cólera de Deus não cessará diante de vós, assim como veio a vossos pais no deserto, que luxuriavam por carne e comiam [LCS42] para sua satisfação, e ficaram [LCS43] repletos de podridão, e a praga os consumiu.
“E eu vos digo: mesmo que estejais reunidos em meu seio, se não tomais meus mandamentos eu vos apartarei. Pois se não tomais o menor dos mistérios, quem vos dará o maior?
“Aquele que é fiel no pouco, é fiel também no muito; e aquele que é injusto no pouco, é injusto também no muito.
“Se, portanto, não fostes fiéis nas riquezas da injustiça, quem vos confiará responsabilidade às verdadeiras riquezas? E se não fostes fiéis naquilo que é de outro homem, quem vos dará aquilo que é vosso?
“Nenhum servo pode servir a dois mestres, porque ou ele odiará um e amará o outro; ou, do contrário, tomará um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas materiais”. E os fariseus também, que eram avaros, ouviram todas essas coisas e zombaram dele.
E Yaohushua falou-lhes: “Vós sois aqueles que justificam a vós mesmos diante dos homens; mas Deus conhece vossos corações, pois aquilo que é muito estimado entre os homens é abominação aos olhos dele.
“A Lei e os profetas foram até João; desde aquele momento o Reino de Deus é pregado, e cada homem o assedia. Mas é mais fácil céu e terra passarem do que um título da lei falhar”.
E ali lhe vieram algumas mulheres e trouxeram-lhe seus pequenos que ainda lhes sugavam os seios, para que ele pudesse abençoá-los; e alguém falou: “Por que perturbais o Mestre?“
Mas Yaohushua repreendeu-o: “Destes virão aqueles que me confessarão diante dos homens”. Ele tomou-os nos braços e abençoou-os.



O Restabelecimento da Filha de Jairo

E eis que ali veio um dos regentes da sinagoga chamado Jairo, que, quando viu Yaohushua, prostrou-se a seus pés e implorou-lhe veementemente, com estas palavras: “Minha pequena filha caiu a ponto de morrer; eu te rogo vir e impor tuas mãos sobre ela, para que possa ser curada, e ela viverá”. Yaohushua foi com Jairo, e muitos o seguiram e o cercavam.
E havia uma mulher que, por doze anos, padecia de um fluxo de sangue e tinha sofrido muitas coisas de muitos médicos e gastado tudo o que possuía; e nada tinha melhorado, mas por demais piorado.
Quando soube de Yaohushua, veio detrás da multidão e lhe tocou as vestes. Pois ela disse: “Se eu puder tocar não mais que suas vestes, serei restabelecida”. E instantaneamente a fonte de seu sangue secou; e ela sentiu em seu corpo que fora curada daquela praga.
E Yaohushua, imediatamente sabendo em si mesmo que virtude lhe havia saído, voltou-se para a multidão e falou: “Quem tocou minhas vestes?” Um discípulo, então, disse-lhe: “Vês a multidão te cercando e perguntas: ‘Quem me tocou?’”
E o Senhor olhou em torno para ver aquela que havia feito isso. Mas a mulher, temerosa e trêmula, ciente do que lhe ocorrera, veio e prostrou-se diante dele e contou-lhe toda a verdade. E Yaohushua disse a ela: “Filha, tua fé te fez íntegra; vai em paz e sê curada de tua praga”.
Enquanto ele ainda falava, ali veio da casa do regente da sinagoga uma pessoa que disse: “Tua filha está morta, por que ainda perturbas o Mestre?”
Tão logo ouviu estas palavras, Yaohushua falou ao regente da sinagoga: “Não temas, somente acredita”. E ordenou que nenhum homem o seguisse, salvo Pedro, Jaime[24] e João, o irmão de Jaime.
Indo à casa do regente da sinagoga, ele viu o tumulto e os menestréis e aqueles que lamentavam e gemiam grandemente.
E quando estava chegando, falou-lhes: “Por que fazeis este alvoroço e choro? A donzela não está morta, mas dorme”. Eles, no entanto, o escarneceram ao desdém, pois pensavam que ela estava morta e não acreditaram nele. Mas quando os havia colocado para fora, Yaohushua tomou dois de seus discípulos consigo e adentrou onde a donzela estava deitada.
Tomou-a então pela mão e disse-lhe: “Talitha cumi”, que significa ‘Donzela, levanta’.
Imediatamente a donzela levantou-se e caminhou. Ela tinha doze anos. E eles estavam grandemente estupefatos.
E Yaohushua instruiu-os enfaticamente que nenhum homem fizesse isto conhecido, e ordenou que algo de comer fosse dado a ela.



Yaohushua e a Mulher Samaritana

E veio Yaohushua a uma cidade da Samaria chamada Sychar, próxima ao quinhão de terra que Jacó deu a seu filho José.
Ora, o poço de Jacó ficava ali. Yaohushua, estando fatigado por sua jornada, sentou-se sozinho na beira do poço, e era quase a hora sexta.
E ali veio uma mulher da Samaria para retirar água. Yaohushua disse a ela: “Dá-me de beber”. (Porque seus discípulos tinham ido à cidade para comprar alimento.)
A mulher da Samaria falou-lhe: “Como é que tu, sendo um judeu, pedes de beber a mim, que sou uma mulher da Samaria?” (Porque os judeus não tinham relações com os samaritanos.)
Respondeu-lhe Yaohushua: “Se conhecesses a dádiva de Deus e quem é que te fala ‘Dá-me de beber’, pedirias a Deus que te desse água viva”.
A mulher falou a ele: “Senhor, nada tens com que retirar, e o poço é profundo; de onde retirarias essa água viva? És tu maior do que nosso pai Jacó, que nos deu o poço e que, com seus filhos, seus camelos, gado e ovelhas, bebeu dali?”
Yaohushua respondeu à mulher: “Seja quem for que beba desta água, terá sede novamente; mas todo aquele que beber da água que eu lhe der, nunca terá sede; mas a água que eu lhe der será nele um poço de água fluindo na vida sem fim”.
Disse-lhe então a mulher: “Senhor, dá-me desta água, para que eu não tenha sede, nem venha aqui para tirar”. Yaohushua falou a ela: “Vai, chama teu marido e vem aqui”. A mulher respondeu-lhe: “Eu não tenho marido”.
Pondo o olhar sobre a mulher, Yaohushua falou-lhe: “Disseste[LCS44]  bem: ‘Eu não tenho marido’. Pois tiveste cinco maridos e o que agora tens não é chamado teu marido. Nisto falaste a verdade”.
A mulher disse-lhe: “Senhor, percebo que és um profeta. Nossos pais adoraram nesta montanha e dizeis [LCS45] que em Jerusalém está o lugar onde os homens devem adorar”.
E Yaohushua disse a ela: “Mulher, acredita-me, a hora está vindo, quando nem nesta montanha nem em Jerusalém adorareis [LCS46] a Deus. Adorais o que não conheceis; nós conhecemos o que adoramos; porque a salvação é de Israel.
“Mas a hora vem e é agora, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Todo Pai em espírito e em verdade; porque tais adoradores o Todo-Santo procura. Deus é espírito e aqueles que o adoram devem adorar em espírito e em verdade”.
A mulher falou-lhe: “Sei que o Messias que é chamado o Ungido está vindo; quando vier, falará a nós todas as coisas”. Yaohushua disse a ela: “Eu sou este que fala a vós”.
E nisto vieram seus discípulos e estavam surpresos que ele falasse com a mulher. Mas nenhum deles disse: “O que tu estás procurando?” Ou: ”Por que estás falando com ela?”
A mulher deixou a estação d’água, partiu para a cidade e disse aos homens: “Vinde, vede um homem que me contou todas as coisas que sempre eu fiz: não é este o Ungido?”
Então os homens deixaram a cidade e vieram a Yaohushua, e muitos dos samaritanos acreditaram nele e imploraram-lhe que ficasse com eles; e ele permaneceu ali por dois dias.



Yaohushua Denuncia a Crueldade. Ele cura o Enfermo e Expulsa os Demônios

E quando passou por uma vila, Yaohushua viu um populacho de desocupados de vil espécie que atormentavam e tratavam de modo humilhante um gato que tinham encontrado. E Yaohushua ordenou-lhes parar e começou a ponderar com eles; mas eles não acataram nenhuma de suas palavras e o insultaram.
Então ele fez um chicote de nós de cordas e os expulsou, com estas palavras: “Esta terra que meu Pai-Mãe fez para alegria e contentamento vós a tornastes no mais baixo inferno, com vossas obras de violência e crueldade”. E eles fugiram de diante de sua face.
Mas um mais vil que o resto retornou e desafiou-o. E Yaohushua estendeu sua mão, e o braço do jovem homem secou, e grande temor veio sobre todos; e alguém disse: “Ele é um feiticeiro”.
No dia seguinte, a mãe do jovem veio a Yaohushua, implorando-lhe que restabelecesse o braço de seu filho. Yaohushua falou-lhe então da lei do amor e da unidade de toda a vida numa família de Deus. E disse-lhes ainda: “Tal como fizestes nesta vida a vossas criaturas irmanadas, assim será feito a vós na vida que virá”.
E o jovem acreditou e confessou seus pecados. Yaohushua então estendeu sua mão, e o braço seco tornou-se íntegro como o outro. E o povo glorificou a Deus que concedeu tal poder ao homem.
Quando Yaohushua partiu dali, dois homens cegos seguiram-no, clamando e dizendo: “Filho de Davi, tem misericórdia de nós”. E quando chegou a casa, vieram a Yaohushua os homens cegos e dele ouviram estas palavras: “Acreditais que eu sou capaz de fazer isto?”
Disseram-lhe eles: “Sim, Senhor”. Yaohushua então lhes tocou os olhos e disse: “Que isto vos seja feito de acordo com a vossa fé”. E os olhos deles se abriram e Yaohushua imediatamente recomendou-lhes: “Não digais isto a homem nenhum”. Mas eles, quando partiram, plantaram sua fama por toda a região.
Quando eles prosseguiram, eis que uns trouxeram a Yaohushua um mudo possuído por um demônio. Quando o demônio foi expulso, o mudo falou e a multidão, maravilhada, dizia: “Nunca foi visto isto em Israel”. Mas os fariseus disseram: “Ele expulsa demônios por meio do príncipe dos demônios”.
E Yaohushua percorreu todas as cidades e vilas, ensinando em sinagogas e pregando o evangelho do Reino, e curando toda enfermidade e toda doença entre o povo.
Mas quando viu as multidões, Yaohushua sentiu compaixão por elas, porque estavam desfalecidas e dispersas qual ovelhas não tendo pastor.
Então falou ele a seus discípulos: “A colheita verdadeiramente está copiosa, mas os trabalhadores são poucos; orai, portanto, para o Senhor da colheita, para que envie trabalhadores à sua colheita”.
E seus discípulos trouxeram-lhe duas pequenas cestas com pão e fruta, e um pouco d’água. Yaohushua colocou então o pão e a fruta diante deles e também a água. E eles comeram e beberam, e satisfizeram-se.
E maravilharam-se, porque cada qual tinha o suficiente e para reservar, e eram quatro mil. E partiram abençoando a Deus por aquilo que ouviram e viram.  



O Sermão na Montanha (parte I)

Vendo as multidões, Yaohushua subiu a uma montanha; quando se sentou, os doze vieram a ele; e pousando os olhos sobre eles, disse:
“Bem-aventurados em espírito são os Ebon[25] porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados são os tristes, porque serão confortados. Bem-aventurados são os mansos, porque herdarão a terra. Bem-aventurados são os que têm fome e sede de justiça, porque serão satisfeitos.
“Bem-aventurados são os misericordiosos, porque obterão misericórdia. Bem-aventurados são os puros de coração, porque verão a Deus. Bem-aventurados são os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus.
“Em verdade, bem-aventurados sois vós, a quem os homens odeiam, e quando vos apartam de sua companhia, e vos censuram, e lançam seu nome como mau, por amor do Filho do Homem. Regozijai-vos naquele dia e pulai de alegria, porque eis que vossa recompensa é grande no céu; porque assim fizeram vossos pais aos profetas.
“Ai de vós que sois ricos! Porque recebestes nesta vida vossa recompensa. Ai de vós que estais plenos! Porque tereis fome. Ai de vós que rides agora! Porque vos entristecereis e chorareis. Ai de vós quando todos os homens falarem bem de vós! Porque assim fizeram vossos pais aos falsos profetas.
“Vós sois o sal da terra, porque cada sacrifício deve ser salgado com sal; mas se o sal perdeu o sabor, com o que será ele salgado? Não serve para nada, mas para ser lançado fora, e para ser pisado sob os pés.
“Vós sois a luz do mundo. Uma cidade que é construída sobre uma elevação não pode ser ocultada. Nem acendem os homens uma candeia e a põem sob a medida de cereais, mas sobre um pedestal; e ela ilumina a todos que estão na casa. Que brilhe vossa luz assim diante dos homens, para que possam ver vossas boas obras, e glorificar vosso Pai que está no céu.
“Não penseis que eu vim para destruir a Lei ou os profetas; não vim para destruir, mas para cumprir. Porque em verdade eu vos digo: Até o céu e a terra passam, mas uma mínima coisa ou uma vírgula não passam da Lei ou dos profetas até tudo ser cumprido. Mas eis que um maior que Moisés está aqui, e ele vos dará a mais alta Lei, ainda a perfeita Lei, e a esta Lei obedecereis.
“Quem, portanto, quebrar um desses mandamentos que ele[26] dará, e ensinar aos homens assim, será chamado o menor no Reino; mas quem cumprir e os ensinar, este será chamado grande no Reino do céu.
“Aqueles que acreditam e obedecem salvarão suas almas, e aqueles que não obedecem as perderão. Pois digo a vós: a não ser que vossa justiça sobrepuje a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino do céu.
“Portanto, se trouxerdes vossa oferenda para o altar e ali lembrardes que vosso irmão tem algo contra vós, deixai vossa oferenda ali diante do altar, e ide; primeiro reconciliai-vos com vosso irmão, e então, retornai e fazei vossa oferenda.
“Aquiescei com vosso adversário rapidamente, enquanto estais no caminho com ele; para que não aconteça que vosso adversário vos entregue ao juiz, e o juiz ao oficial, e sejais lançados na prisão. Digo a vós: Não tereis meios de sair, até que tenhais pago até o último cêntimo[27].
“Tendes ouvido o que foi dito: Amai vosso próximo e odiai vosso inimigo. Ouvi o que eu vos digo: Amai vossos inimigos, fazei o bem àqueles que vos odeiam.
“Abençoai aqueles que vos amaldiçoam e orai por aqueles que maliciosamente vos usam; para que possais ser os filhos de vosso Pai, que está no céu, o qual faz o sol nascer sobre o mau e o bom e envia a chuva sobre o justo e o injusto.
“Porque, se amais aqueles que vos amam, que mérito tendes? Os pecadores também amam aqueles que os amam. E se fazeis o bem àqueles que fazem o bem a vós, que mérito tendes? Porque os pecadores fazem o mesmo. E se somente saudais vossos irmãos e irmãs, o que mais do que  os outros estais fazendo? Não fazem ainda o mesmo os cobradores de impostos?
“E se desejais algo tão fortemente como desejais a vida, e isto se torna para vós a verdade, expurgai isto de vós, porque é melhor entrar na vida possuindo a verdade do que perdê-la, para ser lançado nas trevas de fora.
“E se o que custa a outros dor e tristeza vos parece desejável, arrancai isto de vosso coração; desta maneira chegareis à paz. É melhor experimentar tristeza do que infligi-la sobre aqueles que são fracos.
“Sede vós, portanto, perfeitos, ainda como vosso Pai que está no céu é perfeito”.



O Sermão na Montanha (parte II)

“Considerai não oferecer vossas doações diante de outros, para serdes vistos por eles: de outra maneira não tereis a recompensa de vosso Pai, que está no céu. Portanto, quando doardes, não façais alarde sobre isso, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para que tenham a glória dos homens. Eles têm a sua recompensa.
“Mas, quando oferecerdes de vós mesmos, não deixeis vossa mão esquerda saber o que vossa mão direita está fazendo, e considerai que vossas oferendas sejam em segredo; e o Secreto, que vê em segredo, vos aprovará claramente.
“E, quando orardes, não sejais como os hipócritas são, porque eles amam orar em pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para que possam ser vistos pelos homens. Eles têm a sua recompensa.
“Mas, vós, quando orardes, entrai em vosso quarto, e quando tiveres fechado a porta, orai ao vosso Pai-Mãe, que é em segredo, e o Secreto, que vê em segredo, vos aprovará claramente.
“E, quando orardes em comum, não useis vãs repetições como os pagãos fazem, porque vosso Pai Celestial conhece as coisas de que vós tendes necessidade, antes de pedi-las. Orai desta maneira quando vos reunirdes: 
“Pai nosso que estás no céu, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, na terra como é no céu. Dá-nos dia a dia o nosso pão diário e o fruto da Videira Viva. Como tu perdoas as nossas ofensas, assim possamos nós perdoar as ofensas de outros. Não nos deixes em tentação. Livra-nos do mal. Porque teu é o Reino, o Poder e a Glória para sempre. Amém”
“Porque, se perdoais aos homens suas ofensas, vosso Pai também vos perdoará; mas se não perdoais aos homens suas ofensas, nem vosso Pai no céu vos perdoará vossas ofensas.
“Acima de tudo, quando jejuardes, não vos assemelheis aos hipócritas, com um triste semblante; porque eles desfiguram seus rostos, para que possam mostrar aos homens que jejuam. Eles têm a sua recompensa.
“E eu vos digo: a não ser que jejueis do mundo e de seus maus caminhos, não encontrareis sabiamente o Reino; e a não ser que tomeis o Sabbath e cesseis vossa precipitação para juntar riquezas, não vereis vosso Pai-Mãe no céu. Mas vós, quando jejuardes, ungi vossa cabeça e lavai vosso rosto, para que homem nenhum os perceba jejuando, e o Santo, que vos vê em segredo, vos aprovará claramente.
“Fazei assim também quando lamentais e estais tristes pela morte, porque vossa perda é seu ganho. Não sejais como aqueles que pranteiam diante dos homens, fazem alta lamentação e rasgam suas vestes, para que possam ser vistos pelos homens lamentando. Porque todas as almas estão nas mãos de Deus e os que fizeram o bem descansam com vossos ancestrais no seio do Eterno.
“Antes, orai para seu descanso e evolução, e considerai que eles estão na terra do descanso, que o Eterno preparou para eles, e têm a justa recompensa de suas obras; e não murmureis como aqueles sem esperança.
“Não junteis tesouros para vós mesmos na terra, onde a traça e a ferrugem corrompem[LCS47] , e onde ladrões arrombam e furtam; mas salvai para vós mesmos tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem corrompem [LCS48] e onde ladrões não arrombam nem furtam. Porque onde vosso tesouro estiver, ali também estará vosso coração.
“As lâmpadas de vosso corpo são os olhos: se, portanto, vossa visão for clara, todo o vosso corpo será cheio de luz. Mas se vossos olhos estiverem turvos ou faltando, vosso corpo será cheio de trevas. Se, portanto, a luz que está em vós são trevas, quão grandes são aquelas trevas!
“Nenhum homem serve a dois mestres, porque, ou ele odiará um e amará o outro, ou mais: ele tomará um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e à riqueza material.
“Portanto, eu vos digo: não sejais [LCS49] ansiosos por vossa vida, sobre o que comereis ou o que bebereis, nem ainda por vosso corpo, sobre o que colocareis nele. Não é a vida mais do que a carne, e o corpo mais do que a roupa? E que aproveitará um homem se ele ganhar todo o mundo mas perder a sua vida?
“Olhai os pássaros do ar, pois eles não semeiam, nem colhem, nem juntam em celeiros; ainda vosso Pai Celestial os alimenta. Não sois vós muito mais favorecidos do que eles? Quem de vós, por se empenhar, pode acrescentar um cúbito a sua estatura? Por que desperdiçar toda a vossa atenção por roupa? Considerai os lírios do campo, como eles crescem; eles não labutam nem tecem. E ainda digo a vós: Salomão, em toda a sua glória, não foi adornado como um desses.
“Por que Deus, que veste a relva do campo, que é para o dia, e amanhã é lançada no forno, não vos vestiria muito mais, ó vós de pequena fé?
“Portanto, não estejais ansiosos, dizendo: O que comeremos?; ou: O que beberemos?; ou: Por que meio seremos vestidos? (Todas as coisas que os gentios procuram). Porque vosso Pai Celeste sabe que tendes necessidade de todas essas coisas. Mas, primeiro, procurai o Reino de Deus e sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Não vos ocupeis com os males de amanhã; é suficiente tratar com o mal de hoje.



O Sermão na Montanha (parte III)

“Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com aquele julgamento que fizerdes, sereis julgados; e aquela medida com que medirdes, será medida para vós novamente; e como fazeis aos outros, assim vos será feito.
“E por que notais o cisco do pó que está no olho de vosso irmão, mas não considerais a trave que está em vosso próprio olho? Ou, como dizeis para vosso irmão: ‘Deixa-me remover o cisco de teu olho’, e não notais uma trave que está em vosso próprio olho? Vós, hipócritas! Primeiro, removei a trave que está em vosso próprio olho e, então, vereis claramente para remover o cisco do olho de vosso irmão.
“Não deis aquilo que é santo aos cães, nem lanceis pérolas diante dos porcos, para que eles não as pisem com seus pés e, voltando-se novamente, vos dilacerem.
“Pedi, e vos será dado; procurai, e encontrareis; batei, e a porta vos será aberta; porque todo aquele que pede, recebe; e aquele que procura, acha; e, para aqueles que batem, será aberto.
“Que homem de vós que está ali que, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se pedir um peixe, lhe dará uma serpente? Se vós, então, sendo maus, sabeis como dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está no céu dará boas coisas àqueles que lhe pedirem.
“Portanto, todas as coisas que sempre quiserdes que os homens vos façam, fazei-o assim para eles, porque esta é a lei e os profetas.
“Entrai pelo portão estreito, porque estreito é o caminho e apertado é o portão que conduz à vida, e poucos há que o encontram. Mas amplo é o portão e fácil é o caminho que conduz à destruição, e muitos há que vão por ali.
“Atentai aos falsos profetas que vêm para vós em roupas de ovelha, mas por dentro são lobos famintos. Conhecê-los-eis pelos seus frutos. Colhem os homens uvas de espinheiros ou figos de cardos?
“Exatamente assim, cada boa árvore produz bom fruto, mas uma árvore corrupta produz mau fruto. Cada árvore que não produz bom fruto é própria somente para ser cortada e lançada ao fogo. Por conseguinte, por seus frutos conhecereis o bom do [LCS50] mau.
“Nem todo aquele que clama meu nome, ‘Senhor, Senhor’, entrará no reino do céu, mas somente aquele que faz a vontade de meu Pai, que está no céu. Muitos dirão a mim naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não temos nós profetizado em teu nome? E em teu nome não fizemos obras maravilhosas?’ E então direi a eles: ‘Nunca vos conheci; afastai-vos de mim, vós que trabalhais iniqüidade’.
“Portanto, quem desta maneira ouve estas minhas declarações e as cumpre, é semelhante a um homem sábio que constrói sua casa fundada sobre uma rocha. E a chuva desce, e a inundação vem, e o vento sopra sobre aquela casa; e ela não cai, porque é fundada sobre uma rocha.
“E todo aquele que ouve estas minhas declarações, e não as cumpre, será semelhante a um homem tolo, que constrói sua casa sobre a areia; e a chuva desce, e a inundação vem, e o vento sopra sobre aquela casa, e ela cai, e grande é a sua queda. Mas uma cidade que é construída sobre fortes fundações, protegida por cerca ou no topo de uma colina, e estabelecida sobre uma rocha, nem pode cair, nem ser ocultada”.
E sucedeu que, quando Yaohushua terminou essas declarações, o povo estava maravilhado de sua doutrina. Porque ele ensinava como alguém apelando para a razão e o coração, e não como os escribas, que ensinavam mais pela autoridade.



Yaohushua Livra os Coelhos e as Pombas

Certo dia quando Yaohushua terminou seu discurso numa praça próxima de Tibérias, onde havia sete poços, um jovem homem trouxe-lhe coelhos e pombas vivas, que ele disporia para comer com seus discípulos.
E Yaohushua considerou o jovem com amor e disse-lhe: "Tens bom coração e Deus te dará luz, mas não sabes que Deus, no início, deu ao homem os frutos da terra por alimento, e não o fez mais baixo que o macaco, ou o boi, ou o cavalo, ou a ovelha, para que ele matasse e comesse a carne e o sangue de suas criaturas irmanadas.
"Acreditas que Moisés, verdadeiramente, ordenou tais criaturas serem abatidas e oferecidas em sacrifício e comidas, e assim fazeis no templo, mas eis que um maior do que Moisés está aqui e ele veio para acabar com os sacrifícios sangrentos da lei, e as festas sobre elas, e para vos restaurar a pura oblação e sacrifício sem sangue, como no início, ainda os grãos e os frutos da terra.
“Daquilo que ofereceis a Deus em pureza comereis; aquela espécie que não ofereceis em pureza não comereis, porque a hora vem quando vossos sacrifícios e festas cessarão e vós adorareis a Deus com uma santa adoração e pura oblação.
"Deixai, portanto, estas criaturas irem livres, para que possam regozijar-se em Deus e não trazer culpa para o homem". E o jovem deixou-as livres e Yaohushua quebrou as gaiolas e suas amarras.
Mas eis que elas sentiram-se temerosas, e, para que não fossem novamente capturadas, não se afastaram dele. Mas ele falou-lhes e as despediu, e elas obedeceram à sua palavra e partiram em alegria.
Naquele tempo, quando eles se sentaram ao lado do poço, que estava no meio dos seis, Yaohushua ergueu-se e clamou: "Se alguém está sedento, deixai-o vir a mim e beber, porque eu lhe darei das águas da vida.
"Dos corações daqueles que crêem em mim, fluirão rios de água, e eles falarão com o poder que lhes é dado; e sua doutrina será como água viva.
(Isto ele falou da Ruach, que aqueles que acreditavam nele receberiam, porque a plenitude da Ruach não fora dada pelo fato de que Yaohushua ainda não tinha sido glorificado.)
"Todos que beberem da água que eu lhes der nunca terão sede, mas a água que vem de Deus será neles um poço de água, fluindo para a vida sem fim”.
E naquele tempo, João enviou dois de seus discípulos, dizendo: "És tu aquele que é esperado, ou estamos esperando por alguém mais?". E, naquela mesma hora, ele curou muitas de suas enfermidades e pragas e de seus maus espíritos, e a muitos cegos deu a visão.
Então Yaohushua lhes disse: "Segui vosso caminho e contai a João que coisas vistes e ouvistes; como os cegos vêem, os paralíticos andam, os leprosos são limpos, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e ao pobre o evangelho é pregado. E bendito é ele e todos os que não serão ofendidos em mim".
E quando os mensageiros partiram, ele começou a falar ao povo concernente a João. "A quem vós saístes para ver no deserto? Um junco balançado pelo vento, ou um homem vestido em vestes finas? Eis que aqueles que estão suntuosamente trajados e vivem delicadamente estão nas cortes reais.
“Mas o que saístes para ver? Um profeta? Em verdade eu vos digo: o maior dos profetas.
"Este é aquele sobre quem está escrito: 'Eis que eu envio meu mensageiro diante de tua face: ele preparará o caminho diante de ti'. Porque digo a vós: entre aqueles nascidos de mulher, não há maior profeta do que João, o Batista".
E todo o povo que o ouvia e os cobradores de impostos justificavam a Deus, sendo batizados com o batismo de João. Mas os fariseus e os doutores da lei rejeitavam o conselho de Deus contra eles mesmos, não sendo batizados por João. 



A Alimentação de Cinco Mil com Seis Pães e Sete Cachos de Uva. A Cura do Enfermo.

E a festa da Pechah[28][LCS51]  aproximava-se. Os apóstolos e seus companheiros reuniram-se a Yaohushua e contaram-lhe sobre todas as coisas: o que tinham feito e o que tinham ensinado. E ele falou-lhes: “Vinde vós mesmos, à parte, num lugar deserto e descanseis por um tempo”, porque muitos iam e vinham e eles não tinham tempo, ainda que fosse para comer.
E eles partiram para um lugar deserto, por navio, privadamente. Mas o povo viu-os partindo e muitos o reconheceram e correram a pé, e de todas as cidades; e, saindo delas, vieram para junto dele.
E quando Yaohushua veio, viu muitas pessoas e sentiu compaixão por elas, porque eram como ovelhas não tendo pastor.
O dia estava terminando e seus discípulos vieram a ele e lhe disseram: “Este é um lugar deserto e agora se passou muito tempo. Dispensai-os, para que possam ir pelas vizinhanças, nas vilas, e comprar para si mesmos pão, porque não têm nada para comer”.
Ele respondeu-lhes: “Dai-lhes vós de comer”. Disseram-lhe eles então: “Iremos nós e compraremos pães no valor de duas centenas de pence e dar-lhes-emos de comer?”
Falou-lhes Yaohushua: “Quantos pães tendes? Ide e vede”. Os discípulos certificaram-se e disseram: “Seis pães e sete cachos de uvas”. Ele ordenou-lhes então fazer todos se sentarem por grupos de cinqüenta sobre a grama. E sentaram-se em filas, por centenas e cinqüentenas.
Tendo tomado os seis pães e os sete cachos de uvas, ele olhou para o céu e abençoou-os, e quebrou os pães, e as uvas também, e deu-os aos discípulos para colocar diante deles, e os discípulos dividiram os pães e as uvas entre todos.
E todos eles comeram e saciaram-se. E tomaram doze cestas cheias de fragmentos que foram deixados. E aqueles que tinham comido dos pães e dos frutos eram cinco mil homens, mulheres e crianças, e ele ensinou-lhes muitas coisas.
E tendo visto e ouvido, eles ficaram repletos de alegria e disseram: “Verdadeiramente, este é o profeta que viria ao mundo”. Quando ele percebeu que eles o tomariam pela força para fazê-lo um rei, imediatamente ele compeliu seus discípulos a entrar no navio e ir para o outro lado, adiante dele, para Bethsaida, enquanto dispensava o povo.
Quando os dispensou, Yaohushua partiu para uma montanha para orar. Tendo anoitecido, estava ali sozinho, mas o navio permanecia agora no meio do mar, sacudido pelas ondas, porque o vento era contrário.
Durante a terceira vigília da noite, Yaohushua foi a eles, caminhando sobre o mar. E, estando perturbados, diziam: “É um espírito”. E gritavam de medo. Mas Yaohushua falou-lhes: “Sede de bom ânimo. Sou eu; não temais”.
Pedro respondeu-lhe: “Senhor, se és tu, ordena-me ir a ti sobre a água. Disse Yaohushua: “Vem!” Descendo do navio, Pedro caminhou sobre a água para ir até Yaohushua. Mas vendo a violência da onda, teve medo, e começando a afundar, clamou, dizendo:”Senhor,  salva-me!”
Imediatamente, Yaohushua agarrou sua mão e tomou-o, e falou-lhe: “Ó tu, de pequena fé, por que duvidas? Eu não te chamei?”
E Yaohushua subiu com eles no navio e o vento cessou, e estavam impressionados em si mesmos além da medida e maravilhados. Eles não refletiram no milagre dos pães e dos frutos, porque seus corações estavam endurecidos.
Quando entraram no navio, houve grande calma. Então aqueles que estavam na embarcação vieram e adoraram-no, dizendo: “Em verdade, és o Filho de Deus”.
E, quando atravessaram o mar, as multidões vieram à terra de Genezaré e se aproximaram da praia. Saindo do navio, reconheceram-no imediatamente, correram por toda aquela região e começaram a levar em camas aqueles que estavam enfermos, para onde ouviram que ele se encontrava.
E onde ele entrasse, em vilas ou cidades, eles deixavam os enfermos nas estradas e imploravam-lhe para que pudessem tocar não mais que a ponta de seu manto, e tantos quantos o tocavam foram restabelecidos.
Após essas coisas, Yaohushua veio com seus discípulos à Judéia e ali permaneceu e batizou muitos que lhe vieram e dele receberam sua doutrina.



O Pão da Vida e a Videira Viva

No dia seguinte, o povo que se encontrava do outro lado do mar viu que não havia ali outro navio, salvo um, onde os discípulos de Yaohushua foram sós. Vendo que Yaohushua não estava ali, nem os seus discípulos, o povo também tomou um barco e foi a Cafarnaum à sua procura.
Quando o encontraram, do outro lado do mar, os que o procuravam disseram-lhe: "Rabino, como vieste aqui?" Respondeu-lhes ele: "Procurastes não porque vistes os milagres, mas porque comestes dos pães e do fruto e vos satisfizestes. Trabalhai não pelo alimento que perece, mas pelo alimento que persiste para a vida eterna, o qual o Filho do Homem, que é também o Filho de Deus, vos dará, porque tem Deus, o Todo-Pai, estampado".
Eles então lhe disseram: "O que devemos fazer para poder realizar as obras de Deus?" Yaohushua respondeu-lhes: "Esta é a obra de Deus: que acrediteis na verdade, em quem eu sou, e que a vós dou a verdade e a vida".
Entretanto, eles falaram a ele: "Que sinal nos mostras, então, para que possamos ver e acreditar em ti? Que obra realizas? Nossos pais comeram maná no deserto, como está escrito: ‘Ele deu-lhes pão do céu para comer’”.
E Yaohushua disse: "Moisés não vos deu o verdadeiro pão do céu, mas meu Pai vos dará o verdadeiro Pão do Céu e o Fruto da Videira Viva. Pois o alimento de Deus é aquele que vem do céu e dá vida ao mundo".
Então o povo lhe disse: "Senhor, dá-nos sempre mais deste pão e deste fruto". Falou-lhes Yaohushua: "Eu sou o Pão Verdadeiro, Eu sou a Videira Viva: aqueles que vêm a mim nunca terão fome, e aqueles que acreditam em mim nunca terão sede. A não ser que comais da carne e bebais do sangue de Deus, não tereis vida em vós. Mas vós me vistes e não acreditastes.
“Todos aqueles que meu Pai me deu virão a mim; e aqueles que vêm a mim, de nenhuma maneira banirei. Pois vim do céu não para fazer minha própria vontade, mas a vontade de Deus, que me enviou. E esta é a vontade de Deus, que me enviou: que, de todos os que me são dados, nenhum perderei, mas os ressuscitarei novamente no último dia.
Os judeus então murmuravam sobre ele[LCS52] , porque falara: "Eu sou o Pão que vem do céu". Disseram eles: "Não é este Yaohushua, o filho de José e Maria, cujos parentes nós conhecemos? Como então ele diz: "Eu venho do céu?".
Yaohushua, entretanto, respondeu-lhes: "Não murmureis entre vós mesmos. Ninguém pode vir a mim senão aquele que o Santo Amor e a Sabedoria atraíram[LCS53] , e este ressuscitará no último dia. Está escrito nos profetas: ‘Eles serão todos instruídos de Deus’. Cada homem, portanto, que ouviu e aprendeu da verdade, vem a mim.
"Ninguém viu o Santíssimo em qualquer momento, salvo aqueles que são do Santíssimo; eles somente vêem o Santíssimo. Aqueles que crêem na verdade têm a vida para sempre".



O Pão da Vida e a Videira Viva. Yaohushua Repreende o Condutor sem Consciência

Novamente, Yaohushua disse: “Eu sou o Pão Verdadeiro e a Videira Viva. Vossos pais comeram maná no deserto e estão mortos. Este é o alimento de Deus, que desce do Céu: todo aquele que come dele não morrerá. Eu sou o alimento vivo que desce do céu. Se alguém comer desse alimento viverá para sempre; e o Pão que darei é minha verdade; e o vinho que darei é minha vida”.
E os judeus contendiam entre si, dizendo: “Como pode este homem dar-nos a si mesmo por alimento?” Então Yaohushua disse: “Pensais que falo do comer carne, o que fazeis na ignorância no templo de Deus?
“Meu corpo é a substância de Deus; e isto é carne verdadeiramente e meu sangue é a vida de Deus; e isto é bebida verdadeiramente. Não como vossos ancestrais, que ansiavam por carne, e Deus deu-lhes carne em sua cólera e eles comeram de corrupção até tresandarem em suas narinas; e suas carcaças caíram aos milhares no deserto por razão da praga.
“Sobre isto está escrito: ‘Eles perambularão quarenta e nove anos no deserto, até serem purificados de suas luxúrias, antes que entrem na terra do descanso; verdadeiramente, sete vezes sete anos perambularão, porque não conheceram meus caminhos, nem obedeceram às minhas leis’.
“Mas eles, que comem esta carne e bebem este sangue, habitam em mim e eu neles. Como o Pai-Mãe da vida me enviou, por quem eu vivo, assim aqueles que comem de mim, que sou a Verdade e a Vida, ainda viverão por mim.
“Este é aquele Pão Vivo que, descendo do céu, dá vida ao mundo, não como vossos ancestrais fizeram comendo maná, e estão mortos. Aqueles que comem deste pão e deste fruto viverão para sempre”. Estas palavras ele disse.
Quando Yaohushua soube em si mesmo que seus discípulos murmuravam sobre isto, falou-lhes: “Isto vos ofende? O que seria, se vós pudésseis ver o Filho e a Filha do Homem ascendendo para onde ele estava antes? É o espírito que vivifica; a carne e o sangue não aproveitam nada. As palavras que vos falei são espírito e são vida.
“Mas há alguns entre vós que não acreditam”. Pois Yaohushua sabia, desde o início, quem creria nele e quem o trairia. Ele, entretanto, falou-lhes: “Ninguém pode vir a mim, a não ser lhe fosse dado de cima”.
Desde aquele momento, muitos de seus discípulos retornaram e não caminharam mais com ele. Disse então Yaohushua aos doze: “Vós também partireis?”
Simão Pedro respondeu-lhe: “Senhor, para quem iríamos? Tu tens as palavras de vida eterna. E nós cremos e estamos certos de que és aquele Mashiakh, o Filho do Deus Vivo”.
Respondeu-lhes Yaohushua: “Não  escolhi eu a vós, os doze, e um também que é um traidor?” Falava de Judas Iscariotes, o filho de Simão, o Levita, pois era quem o trairia.
E Yaohushua estava viajando para Jerusalém e ali havia um camelo pesadamente sobrecarregado com madeira. O camelo não podia subir a colina para o destino, por causa do peso; e o condutor batia nele e tratava-o cruelmente, mas não podia fazê-lo ir adiante.
Vendo isso, Yaohushua falou ao condutor: “Por que bates em teu irmão?” Respondeu o homem: “Não percebo o camelo ser meu irmão: não é ele um animal de carga e feito para servir-me?”
Disse então Yaohushua: “Não fez o mesmo Deus o camelo, que te serve, e teus filhos, da mesma substância? E não tendes (tu e o camelo) um alento de vida que recebestes de Deus?”
O homem, muito maravilhado dessas palavras, cessou de bater no camelo e retirou alguma carga. E o camelo subiu a colina, enquanto Yaohushua ia adiante dele, e não parou mais até o fim da jornada.
O camelo reconheceu Yaohushua e sentiu nele o amor de Deus. E o homem inquiriu mais da doutrina, e Yaohushua ensinou-o alegremente e ele tornou-se seu discípulo.



Deus, o Alimento e Bebida para Todos

E sucedeu que, quando Yaohushua estava sentado na ceia com seus discípulos, um deles disse-lhe: "Mestre, como é que dizes que dareis tua carne para comer e teu sangue para beber? Aquelas não são difíceis palavras para muitos?"
Respondeu-lhes Yaohushua: "As palavras que falo são para vós espírito e vida. Mas, para o ignorante e o inclinado para o carnal, têm cheiro de derramamento de sangue e morte; mas bem-aventurados são aqueles que compreendem[LCS54] .
“Eis o cereal que cresce e madura, é cortado e moído no moinho e cozido e assado com fogo em pão! Deste pão é o meu corpo que vedes. E eis as uvas que crescem na videira e maduram, são arrancadas e esmagadas na prensa de vinho e liberam o fruto da vinha! Deste fruto da videira e da água é o meu sangue feito.
"Porque dos frutos das árvores e das sementes de ervas somente eu partilho, e estas são transformadas pelo espírito em minha carne e meu sangue. Destas somente e de suas semelhantes vós, que credes em mim, comereis, e sereis meus discípulos, porque destas, em espírito, vêm vida, saúde e cura para o homem.
"Verdadeiramente, minha presença será convosco na substância e vida de Deus, manifestada neste corpo e neste sangue; e, delas[LS55] , todos vós que credes em mim comereis e bebereis.
“Porque em todos os lugares serei evocado [LS56] para a vida do mundo. Como está escrito nos profetas: ‘Do nascer do sol ao pôr deste, em cada lugar, uma pura oblação com incenso será oferecida em meu nome.
"Como no natural, assim no espiritual. Minha doutrina e minha vida serão alimento e bebida para vós: o Pão da Vida e o Vinho da Salvação.
"Como o cereal e as uvas são transmutados em carne e sangue, assim devem vossas mentes naturais ser mudadas no espiritual. Procurai a transmutação do natural no espiritual.
“Eu vos digo: no início, todas as criaturas de Deus encontravam seu sustento nas ervas e frutos da terra somente, até que a ignorância e o egoísmo do homem desviaram muitos deles da finalidade que Deus lhes deu, contrária à sua finalidade original; mas ainda estes retornarão ao seu alimento natural, como está escrito nos profetas, e suas palavras não falham.
"Deus sempre dá vida eterna e substância para renovar as formas do universo. É, portanto, da carne e sangue, ainda a substância e a vida do Eterno, que estais partilhando; e minhas palavras são espírito e são vida.
"E, se tomardes meus mandamentos e viverdes a vida dos justos, sereis felizes nesta vida e naquela que está por vir. Não vos maravilheis, portanto, porque eu vos disse: ‘A não ser que comais da carne e bebais do sangue de Deus, não tereis vida em vós’“.
E os discípulos responderam: "Senhor, dá-nos sempre mais a comer deste pão e a beber deste copo, porque tuas palavras são alimento e bebida, verdadeiramente. Possamos nós viver pela tua vida e substância para sempre”.



O Derramamento de Sangue dos Outros não Redime os Pecados

Yaohushua estava ensinando seus discípulos no pátio externo do templo e um deles falou-lhe: “Mestre, é dito pelos sacerdotes que sem derramamento de sangue não há perdão. Podem, então, as oferendas de sangue da lei retirar o pecado?”
Respondeu Yaohushua: “Nenhuma oferenda de sangue de animal, ou de pássaro, ou de homem, pode retirar o pecado. Pois como pode a consciência ser purgada do pecado pelo derramamento de sangue inocente? Não: isto só aumentará o pecado.
“Os sacerdotes, verdadeiramente, recebem tais oferendas como uma reconciliação dos fiéis pelas ofensas contra a lei de Moisés, mas para os pecados contra a Lei de Deus não pode haver remissão, salvo por arrependimento e correção.
“Não está escrito nos profetas: ‘Reuni vossos sacrifícios de sangue a vossas oferendas queimadas, e fora com elas, e cessai de comer carne’[LS57] ? Pois não falei a vossos pais, nem lhes ordenei, concernente a essas coisas, quando eu vos retirei do Egito. Mas isto ordenei, dizendo:
‘Obedecei à minha voz e caminhai nos caminhos que vos tenho ordenado e sereis o meu povo e estarei bem convosco. Mas eles não ouviram, nem inclinaram seus ouvidos’.
“E o Eterno não vos ordenou não mais do que fazer justiça, amar a misericórdia e caminhar reverentemente com vosso Deus? Não está escrito que, no início, Deus ordenou os frutos das árvores, as sementes e as ervas como alimento para toda carne?
“Mas eles fizeram da Casa de Oração um covil de ladrões, e pela oblação com incenso poluíram os meus altares com sangue e comeram da carne do supliciado.
“Mas eu vos digo: Não derrameis o sangue inocente, nem comais da carne. Caminhai retamente, amai a misericórdia, fazei a justiça e vossos dias serão longos na terra.
“O cereal que brota da terra com os outros grãos não é transmutado pelo espírito em minha carne? As uvas da vinha, com os outros frutos, não são transmutados pelo espírito em meu sangue? Que estes, com vossos corpos e almas, sejam o vosso memorial para o Eterno.
“Nestes está a presença de Deus manifesta como a substância e como a vida do mundo. Deles comereis e bebereis para a remissão dos pecados e para a vida eterna, para todos aqueles que obedecem às minhas palavras”.
Ora, há em Jerusalém, junto ao mercado de ovelhas, um [LS58] tanque que é chamado Bethesda, com cinco pórticos. Nele jaz uma grande multidão de pessoas incapacitadas, cegas, meio secas, esperando pelo mover das águas.
Porque, a uma certa estação, um anjo descia no tanque e perturbava as águas; qualquer um que entrasse primeiro nas águas era curado de qualquer doença que tivesse. E um homem incapacitado desde o nascimento estava ali.
Yaohushua disse a ele: “As águas não trazem cura?” O homem respondeu-lhe: “Sim, Senhor, mas quando as águas são perturbadas não tenho nenhum homem para colocar-me nelas; e, quando estou tentando ir, outro se adianta à minha frente“. Disse-lhe Yaohushua: “Levanta, toma tua cama e caminha”. E imediatamente ele se levantou e caminhou. E no mesmo dia era o Sabbath[29].
Os judeus, entretanto, falaram ao homem: “É o Sabbath. Não te é lícito carregar tua cama”. E aquele que foi curado não sabia que era Yaohushua. E como houvesse uma multidão naquele lugar, Yaohushua transportou-se para longe.



O Amor de Yaohushua por Todas as Criaturas

Quando Yaohushua soube que os fariseus murmuraram e reclamaram porque ele havia batizado e feito mais discípulos do que João, deixou a Judéia e partiu novamente para a Galiléia.
Ele dirigiu-se a uma árvore e sob ela viveu muitos dias. E ali veio Maria Madalena e outra mulher, e serviram-no com suas substâncias, e ele ensinou diariamente todos os que lhe vieram.
E os pássaros reuniram-se em torno dele e deram-lhe boas-vindas com seu canto, e outras criaturas postaram-se aos seus pés e ele alimentou-as e elas comeram de suas mãos.
E, quando partiu, abençoou as mulheres que lhe mostraram amor; e, voltando-se para a figueira, abençoou-a também, dizendo: "Tens-me dado abrigo e sombra do calor escaldante e, além [LS59] disso, tens-me dado alimento também.
“Sê abençoada, cresce, frutifica e que todos que vêm a ti encontrem descanso, sombra e alimento, e que os pássaros do ar regozijem-se em teus ramos”.
E eis que a árvore cresceu e floresceu excessivamente; e seus ramos tomaram raízes embaixo, e ela enviou brotos para cima e expandiu-se magnificamente, de modo que nenhuma árvore era como aquela, nem em tamanho e beleza, nem na abundância e na doçura de seus frutos.
Entrando numa vila, Yaohushua viu uma jovem gata que não tinha ninguém que lhe tomasse conta. Ela estava faminta e clamava por ele, que a tomou e a pôs dentro de suas vestes, aconchegando-a em seu seio.
Na vila, ele colocou alimento e bebida diante da gata. Ela comeu e bebeu e mostrou-lhe agradecimento. E ele deu-a a uma de suas discípulas, uma viúva de nome Lorenza, que tomou conta dela.
E alguém do povo disse: "Este homem cuida de todas as criaturas. São elas suas irmãs e irmãos, para que lhes mostre amor?" Disse-lhes ele, então: "Estas são vossas criaturas irmanadas da grande família de Deus. Verdadeiramente, elas são vossos irmãos e irmãs, tendo o mesmo alento de vida no Eterno".
E quem quer que cuide da menor delas, e lhes dê de comer e de beber em sua necessidade, o mesmo faz a mim. E quem voluntariamente maltrata uma delas, ao estar em privação, e não as defende quando vilmente tratadas, faz o mal a mim. Porque, como vós tiverdes feito nesta vida, assim vos será feito na vida por vir".



A Boa Lei. Maria e Marta

Eis que um doutor da lei ergueu-se e tentou-o, dizendo: “Mestre, que devo eu fazer para ganhar a vida eterna?” Ele falou-lhe: “O que está escrito na lei? Como tu a lês?”
Ele respondeu: “Não façais aos outros aquilo que não desejais que façam a vós. Amai o vosso Deus com todo o vosso coração e toda a vossa mente e toda a vossa alma. Fazei aos outros assim como desejais que os outros façam a vós”.
Disse-lhe Ele: “Respondeste corretamente. Faze isto e viverás; toda a lei e os profetas dependem desses mandamentos. Porque quem ama a Deus ama a seu próximo”.
Mas ele, querendo justificar-se, falou a Yaohushua: “Quem é meu próximo?” Respondeu-lhe Yaohushua: “Certo homem desceu de Jerusalém a Jericó e caiu entre ladrões, que o despiram de suas vestes, feriram-no e partiram, deixando-o meio morto.
“E, por sorte, por aquele caminho  [LS60] descia um sacerdote, que o viu e passou ao lado. E da mesma maneira um levita também veio, olhou para ele e passou pelo outro lado.
“Mas um samaritano, quando viajava, veio por onde ele estava. Vendo-o, teve compaixão dele; e, indo a ele, cobriu suas feridas, derramando óleo e vinho, sentou-o sobre seu animal, trouxe-o para uma estalagem e cuidou dele.
“E no dia seguinte, quando partiu, tomou dois pence e deu-os ao estalageiro, e disse-lhe: ‘Toma conta dele e qualquer coisa mais que gastares, quando eu novamente retornar, te restituirei´.
“Ora, qual desses três, pensas, foi o próximo para aquele que caiu entre os ladrões?” Disse-lhe o doutor da lei: “Aquele que mostrou misericórdia por ele”. Então Yaohushua lhe falou: “Vai e faze da mesma maneira”.
E ocorreu que, como eles prosseguiram, entrou Yaohushua numa vila e uma mulher chamada Marta recebeu-o em sua casa. Ela tinha uma irmã chamada Maria, que também se postou aos pés de Yaohushua e ouviu sua palavra.
Mas Marta estava sobrecarregada por muito servir e veio a ele, dizendo: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixou servir sozinha? Ordena, portanto, a ela ajudar-me”.
Respondeu-lhe Yaohushua: “Marta, Marta, estás preocupada [LS61] com muitas coisas, mas uma coisa é necessária, Maria escolheu aquela boa parte, que não lhe será tomada”.
Novamente, quando se sentou para a ceia com seus discípulos em certa cidade, Yaohushua falou-lhes: “Como uma mesa assentada sobre doze pilares, assim eu estou no meio de vós.
“Eu vos digo: a Sabedoria constrói sua casa e edifica seus doze pilares. ela prepara seu pão e seu óleo, e matiza seu vinho. Ela guarnece sua mesa.
“E assenta-se sobre os elevados lugares da cidade e clama para os filhos e filhas dos homens: Quem assim desejar, deixe[LS62] -os mudar seus caminhos, deixe-os comer de meu pão, tomar de meu óleo e beber de meu vinho.
 “Abandonai o imprudente e vivei. Segui o caminho da compreensão. A veneração de Deus é o princípio da sabedoria e o conhecimento do Santo é a compreensão. Por mim seus dias serão multiplicados e os anos de vossa vida, acrescidos”.



A Mulher Apanhada em Adultério

Certo dia, cedo na manhã[LS63] , Yaohushua veio novamente ao templo e todo o povo aproximou-se dele. Ele sentou-se e ensinou-lhes.
E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério. Quando a colocaram no centro, disseram-lhe: “Mestre, esta mulher foi apanhada em adultério, no verdadeiro ato. Ora, Moisés, na lei, nos ordenou que tal deverá ser apedrejada. Mas o que dizes?”
Isto disseram, tentando-o, para que tivessem algo para acusá-lo. Mas Yaohushua fechou-se e com o dedo escreveu no chão, como se não os ouvisse.
Como eles continuavam questionando-o, Yaohushua ergueu-se e falou-lhes: “Aquele que está sem pecado entre vós, que atire nela a primeira pedra”.
E novamente ele se fechou e escreveu no chão. E aqueles que ouviram isto, sendo convencidos por sua própria consciência, partiram um a um, começando pelo mais velho, ainda até o último; Yaohushua foi deixado só, a mulher permanecendo no centro.
Quando ele se levantou, não vendo ninguém senão a mulher, disse a ela: “Mulher, onde estão teus acusadores? Nenhum te condenou?” Ela falou-lhe: “Nenhum, Senhor”. Disse-lhe então Yaohushua: “Nem eu te condeno. Daqui por diante, não peques mais; vai em paz”. E ele falou esta parábola a certas pessoas que acreditavam serem justas, mas desprezavam os outros: “Dois homens subiram ao templo para orar, um deles, um rico fariseu, culto na lei, e o outro, um cobrador de impostos, que era um pecador.
“O fariseu postou-se e orou então consigo mesmo: ‘Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens são: defraudadores, injustos, adúlteros, ou ainda como este cobrador de impostos. Eu jejuo duas vezes por semana, eu dou dízimos de tudo o que possuo”. E o cobrador de impostos, mantendo-se distante, não levantaria que fossem seus olhos ao céu, mas batia em seu peito, dizendo: ‘Deus, sê misericordioso para comigo, pecador’.
“Eu vos digo: este homem desceu à sua casa justificado mais do que o outro; porque todo aquele que exalta a si mesmo será humilhado; e todo aquele que humilha a si mesmo será exaltado”.



A Regeneração da Alma

Yaohushua sentou-se no pórtico do templo e alguns vieram para aprender sua doutrina, e um deles falou-lhe: "Mestre, o que ensinas concernente à vida?"
Disse-lhes ele: "Bem-aventurados são aqueles que sofrem muitas experiências, porque serão aperfeiçoados através do sofrimento, serão como anjos de Deus no céu e não morrerão mais. Nem nascerão novamente, porque morte e nascimento não têm mais dominação sobre eles.
"Aqueles que sofreram e venceram serão como pilares do templo de meu Deus e não sairão mais. Eu vos digo: a não ser que nasçais novamente da água e do fogo, não podeis ver o reino de Deus".
E certo rabino, Nicodemo, veio a ele à [LS64] noite, por temor aos judeus, e disse-lhe: "Como pode um homem nascer novamente quando está velho? Pode ele entrar uma segunda vez no ventre de sua mãe e nascer novamente?"
Respondeu Yaohushua: "A não ser que um homem nasça novamente da carne e do espírito, não pode entrar no reino de Deus. O vento sopra onde escolhe e vós ouvis o seu som, mas não podeis dizer de onde vem nem para onde vai.
"A luz brilha do leste ainda para o oeste, saindo da escuridão. O sol ergue-se e põe-se novamente nas trevas; assim é com o homem, das eras para as eras.
"Quando ele vem das trevas, é que viveu antes; e quando vai novamente para as trevas, é que pode descansar por um momento e depois existir novamente ali.
"Assim, através de muitas transformações deveis vós ser aperfeiçoados[LS65] , como está escrito no livro de Jó: ‘Eu sou um peregrino mudando de lugar após lugar e de casa após casa, até que eu venha à cidade e à mansão que é eterna’".
Nicodemo disse-lhe então: "Como podem estas coisas ser?" E Yaohushua respondeu: "És um instrutor em Israel e não compreendes estas coisas? Em verdade, falamos daquilo que conhecemos e damos testemunho daquilo que vimos, e tu [LS66] não recebes nosso testemunho.
"Se eu te [LS67] falei de coisas terrenas e não acreditaste, como acreditarias se te falo de coisas celestes? Nenhum homem ascendeu ao céu, salvo aquele que desceu do céu, ainda o Filho-Filha do homem que está no céu”.













Yaohushua Condena o Mau Tratamento de Animais

E alguns de seus discípulos vieram a Yaohushua e contaram-lhe de certo egípcio, um filho de Belial, que ensinava que era justo atormentar os animais, se o sofrimento deles trouxesse qualquer proveito para os homens.
Disse-lhes Yaohushua: "Aqueles cujas mãos estão manchadas com sangue, ou cujas bocas estão pervertidas com carne, ou que partilham dos benefícios que são tomados por prejudicar uma das criaturas de Deus, não podem ser justos, nem podem tocar as coisas santas, ou ensinar os mistérios do Reino.
"Deus deu os grãos e os frutos da terra por alimento; e para o homem justo, verdadeiramente, não há outro sustento correto para o corpo.
“O ladrão que arromba a casa feita pelo homem é culpado, mas aqueles que arrombam a casa feita por Deus, ainda do menor desses, são os grandes pecadores. Portanto, digo a todos que desejam ser meus discípulos: afastai vossas mãos do derramamento de sangue e não permitais que carne entre em vossas bocas, porque Deus é justo e bondoso, e ordenou que o homem viverá pelos frutos e sementes da terra somente.
"Mas se qualquer animal sofre grandemente, e se sua vida lhe está uma miséria, ou se ele é perigoso para vós, livrai-o de sua vida rapidamente, e com a menor dor que puderdes. Enviai-o em amor e misericórdia. Não o atormenteis. Deus, o Pai-Mãe, mostrará misericórdia a vós, como vós tendes mostrado misericórdia àqueles dados em vossas mãos.
"E o que sempre fizestes ao menor desses, meus filhos, fizestes a mim. Porque eu estou neles e eles estão em mim. Verdadeiramente, estou em todas as criaturas e todas as criaturas estão em mim. Em todas as suas alegrias eu me regozijo, em todas as suas aflições sou afligido. Portanto digo-vos: sede ternos uns com os outros e com todas as criaturas de Deus.
E sucedeu, no dia seguinte, que Yaohushua veio à cidade chamada Nain; e muitos discípulos e pessoas foram com ele.
Ora, quando ele se aproximou do portão da cidade, eis que havia um homem morto conduzido para fora, o único filho de uma mãe. Ela era viúva e muitas pessoas da cidade estavam com ela.
Quando o Senhor a viu, teve compaixão dela e disse-lhe: "Não chores, teu filho dorme". E ele veio e tocou o esquife; e aqueles que o cercavam aquietaram-se. Disse Yaohushua ao homem: "Jovem homem, levanta".
E aquele que era tido como morto sentou-se e começou a falar. E ele o entregou a sua mãe. E ali veio uma profunda reverência sobre todos; e eles glorificaram a Deus, dizendo: "Um grande profeta foi erguido entre nós" e "Deus visitou nosso povo".



As Sete Parábolas do Reino do Céu

Novamente Yaohushua estava sentado sob a figueira e seus discípulos, reunidos em torno dele. E em volta deles veio uma multidão de pessoas para ouvi-lo, e ele disse-lhes: "A que se assemelha o reino do céu?"
E ele falou esta parábola: "O reino do céu é semelhante a uma semente, a menor entre as sementes. Alguém a toma e a semeia no campo. Quando cresce, torna-se uma grande árvore, que expande seus galhos em toda a volta. Esses galhos projetam-se para baixo da terra e tomam raízes. Eles crescem para cima, até que o campo é coberto pela árvore. Os pássaros do ar vêm e pousam em seus galhos, e as criaturas da terra encontram abrigo embaixo dela".
Ele propôs outra parábola a eles, dizendo: “O reino do céu é semelhante a um grande tesouro oculto em um campo. Quando alguém encontra este tesouro, esconde-o e, pelo júbilo daquilo, vai e vende tudo o que tem para comprar o campo, sabendo quão grande será a riqueza dali.
"Novamente o reino do céu é semelhante a uma mui valiosa pérola, que é encontrada por um mercador procurando boas pérolas. O mercador, encontrando-a, vende tudo o que tem para comprar a pérola, sabendo quão mais valiosa é ela do que o preço que pagou.
"O reino do céu é semelhante a uma mulher que toma da incorruptível levedura e oculta-a em três medidas de farinha, até que tudo é levedado, e, sendo cozida pelo fogo, torna-se um pão. Ou, ainda, a alguém que toma uma medida de puro vinho e coloca-o em duas medidas de água, até que, tudo sendo misturado, torna-se o suco da vinha.
"O reino do céu é semelhante a uma cidade construída sobre o topo de um alto monte, fundada sobre uma rocha e fortalecida em sua volta por uma muralha, suas torres e seus portões, que se voltam para o norte e para o sul, para o leste e para o oeste. Tal cidade não cai, nem pode ser ocultada. Seus portões estão abertos a todos que, tendo as chaves, entrarão ali”.
E ele falou outra parábola, dizendo: "O reino do céu é semelhante a uma semente-alimento que alguém semeou no campo, mas à noite, enquanto ele dormia, seu inimigo veio e semeou sementes venenosas entre o trigo e seguiu seu caminho. Mas quando as folhas brotaram e produziram frutos no cacho, apareceu a semente venenosa também.
“E os servos do dono da casa vieram e perguntaram: ‘Não semeaste boa semente em vosso campo? Por que no campo há sementes venenosas?’ E ele disse: 'Um inimigo fez isto’".
“E os servos disseram: ‘Desejas que limpemos o campo?’ Então ele falou: ‘Não, de modo que quando limpardes as pragas, não [LS68] arranqueis o bom trigo com elas.
“‘Que cresçam juntos até a colheita, e no tempo da colheita eu direi aos segadores: ‘Juntai primeiro as pragas e amarrai-as em fardos para queimá-las e enriquecer o solo; mas juntai o meu trigo no meu celeiro’”.
E novamente ele falou, dizendo: "O reino do céu é semelhante ao semear de semente. Eis que um semeador saiu para semear; e, como ele semeou, algumas sementes caíram ao lado do caminho e os pássaros do ar vieram e devoraram-nas.
“E outras caíram sobre os lugares rochosos sem muita terra, e instantaneamente brotaram, porque não tinham profundidade de terra; e o sol estando alto elas foram queimadas; e, porque não tinham raízes, murcharam.
“E outras caíram entre espinhos e os espinhos cresceram e sufocaram-nas. E outras caíram sobre bom solo corretamente preparado, e produziram fruto: algumas umas cem vezes, outras sessenta, outras trinta. Quem tem ouvidos para ouvir, deixe[LS69] -os ouvir.”



Yaohushua expõe Seu Ensinamento Oculto aos Doze

E os discípulos vieram a Yaohushua e disseram: "Por que falas em parábolas à multidão?" Ele respondeu: "Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino do céu, mas a eles, não é dado.
"Porque, aquele que desta maneira tem, a ele será dado e terá mais abundância; mas aquele que não tem, dele será tirado, ainda aquilo que parecia ter.
"Assim lhes falo em parábolas, porque, vendo, não vêem; e ouvindo, não ouvem, nem compreendem.
"Porque neles é cumprida a profecia de Isaias, que diz: 'Ouvindo, ouvireis e não compreendereis; e vendo, vereis e não percebereis; porque o coração deste povo embruteceu e seus ouvidos estão insensíveis para ouvir, e eles fecharam seus olhos, para que em nenhum momento possam ver com seus olhos e ouvir com seus ouvidos, e possam compreender com seu coração e serem convertidos, e eu possa curá-los’.
"Mas benditos são os vossos olhos porque vêem e vossos ouvidos porque ouvem, e vossos corações porque compreendem. Eu vos digo, muitos profetas e homens justos desejaram ver aquelas coisas que vedes e não as viram, e ouvir aquelas coisas que ouvistes e não as ouviram".
Então Yaohushua dispensou a multidão e seus discípulos vieram a ele, dizendo: "Declara-nos a parábola do campo”; e ele respondeu: "Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem; o campo é o mundo; as boas sementes são os filhos do Reino; mas as sementes venenosas são os filhos do maligno. O inimigo que as semeou é o diabo; e a colheita é o fim do mundo; e os segadores são os anjos.
"Quando, por conseguinte, as sementes venenosas são reunidas e queimadas no fogo, assim será no fim do mundo. O Filho do Homem enviará seus anjos e eles juntarão fora de seu reino todas aquelas coisas que ofendem e aqueles que praticam iniqüidade, e os lançarão numa fornalha de fogo; e aqueles que não forem purificados serão totalmente consumidos. Então o justo brilhará como o sol no reino do céu.
"Ouvi também a parábola do semeador. A semente que cai ao lado do caminho é como as não ouvidas palavras do reino. Um tal as ouve, mas não compreende estas sementes celestes. Então o maligno vem e arrebata aquilo que foi semeado no coração daquele. Estes são aqueles que recebem a semente ao lado do caminho.
"E aqueles que recebem a semente em lugares pedregosos, estes são os que ouvem a palavra e imediatamente a recebem com alegria. Ainda eles não estão bem consolidados em si mesmos [LS70] e persistem somente por um tempo. Quando a tribulação ou a perseguição se ergue por causa da palavra, mais e mais são ofendidos.
“Aqueles que recebem a semente entre os espinhos são os que ouvem a palavra, mas[LS71]  as preocupações deste mundo e as falsidades das riquezas sufocam a palavra e ela [LS72] se torna infrutífera.
“Mas aqueles que recebem a semente no bom solo são os que ouvem a palavra e a compreendem; e o bom solo também produz fruto e concebe: alguns trinta, alguns sessenta e alguns cem vezes.
"Estas coisas eu declaro a vós do círculo interior; mas àqueles de fora declaro em parábolas. Quem tem ouvidos para ouvir ouça”.



Yaohushua liberta os Pássaros Engaiolados

E como se dirigia a Jericó, Yaohushua encontrou um homem com uma gaiola cheia de pássaros, incluindo algumas pombas muito pequenas que tinha apanhado. E ele viu como elas estavam em miséria, tendo perdido sua liberdade e, sobretudo, sendo atormentadas com fome e sede.
Disse ele então ao homem: "O que estás fazendo com estes? O homem respondeu: "Vou fazer meu sustento ao vender estes pássaros que apanhei".
E Yaohushua falou: "O que pensarias se outro, mais forte que tu, com mais astúcia, te fosse apanhar e amarrar, ou a tua esposa, ou a teus filhos, e os lançasse na prisão, com a intenção de vendê-los em escravidão para benefício próprio e para fazer um meio de vida?
"Não são estas, vossas criaturas irmanadas, somente mais fracas do que vós? E o mesmo Deus, nosso Pai-Mãe, não as protege, assim como a vós? Deixa estes teus pequenos irmãos e irmãs terem sua liberdade e não faças isto novamente, mas labuta honestamente para o teu sustento".
E o homem, maravilhado diante dessas palavras e ante sua autoridade, deixou os pássaros irem em liberdade. Assim, ao irem, os pássaros voaram a Yaohushua, pousaram sobre seu ombro e cantaram para ele.
E o homem inquiriu mais de sua doutrina, seguiu seu caminho e aprendeu a profissão de fazer cestas, e com sua profissão ganhou seu pão; e, após isto, quebrou as gaiolas e as armadilhas, e tornou-se discípulo de Yaohushua.
E Yaohushua viu um homem trabalhando no Sabbath e disse a ele: "Homem, se sabes o que estás fazendo és bem-aventurado, porque não estás quebrando a lei em espírito; mas, se não sabes, és amaldiçoado e um transgressor da Lei".
E novamente Yaohushua disse a seus discípulos: "O que será feito a esses servos, que, conhecendo a vontade do Senhor, não se preparam a si mesmos para sua vinda, nem fazem de acordo com sua vontade?".
"Aqueles que conhecem a vontade de seu mestre e não a cumprem serão atingidos com muitos açoites. Mas aqueles que não conhecem a vontade de seu mestre e não a cumprem serão atingidos com poucos açoites. A quem muito é dado, dele muito é requerido; e a quem pouco é dado, dele nada mais do que pouco é requerido".
E havia um homem, que era cego desde o nascimento, que negava que houvesse coisas como o sol, a lua, as estrelas, ou que a cor existisse. E uns tentavam, em vão, persuadi-lo que outros podiam vê-lo; e levaram-no a Yaohushua, que ungiu os olhos dele e o fez ver.
E, grandemente regozijado, com surpresa e temor, o homem confessou que antes era cego. E agora, após isto, ele disse: "Eu vejo tudo, eu conheço tudo, eu sou um deus".
Mas Yaohushua disse a ele: "Como podes conhecer tudo? Não podes ver através dos muros de tua casa, nem ler os pensamentos de teus semelhantes homens, nem compreender a linguagem dos pássaros ou dos animais. Não podes ainda relembrar os eventos de tua vida passada, concepção e nascimento.
"Lembra, com humildade, quão desconhecida para ti muita coisa continua, sim, invisível; e, assim fazendo, verás mais claramente".



Yaohushua Ensina sobre o Casamento

E sucedeu que, quando terminou esses ensinamentos, Yaohushua partiu da Galiléia e veio para as costas da Judéia, além do Jordão; e multidões seguiam-no e ele as curava ali.
Os fariseus também vieram a ele, tentando-o e dizendo-lhe: "É lícito a um homem dispensar uma esposa por qualquer motivo?"
Ele respondeu: "Em algumas nações, um homem tem várias esposas e dispensa quem ele deseja por uma causa justa; e, em outras, uma mulher tem muitos maridos e dispensa quem ela deseja por uma causa justa; e, em outras, um homem se une a uma mulher, em amor mútuo, e este é o primeiro e o melhor caminho".
“Pois não lestes que os Elohim[30], que os fizeram no início, os fizeram macho e fêmea?[LS73] ”. E ele disse: 'Por este motivo um homem ou uma mulher deixará o pai e a mãe e abrirá [LS74] caminho para sua esposa ou seu marido, e dois serão uma carne.
“’Por conseguinte, eles não são mais dois, mas uma carne’. O que, portanto, Deus reuniu, não permitais ao homem separar".
Disseram-lhe eles: "Por que então Moisés ordenou dar uma carta de divórcio?" Yaohushua falou-lhes: "Moisés, por causa da dureza de vosso coração, permitiu que vós despedísseis vossas esposas, ainda como ele permitiu comer carne, por muitas causas, mas no início não foi assim".
"E eu vos digo: quem dispensar uma esposa, a não ser que seja por uma causa justa, e desposar outra em seu lugar, comete adultério". Seus discípulos disseram a ele: "Se é o caso de um homem ser assim com sua esposa, não é bom casar-se". 
Mas ele falou-lhes: "Nem todos recebem este ensinamento, salvo  aqueles a quem é dado. Porque há alguns celibatários que nasceram assim do ventre de sua mãe, e há outros que são feitos celibatários de homens, e há alguns que fizeram a si mesmos celibatários por causa do reino do céu. Aquele que é capaz de recebê-lo, que o receba".
Então ali vieram a ele crianças pequenas, para que pusesse suas mãos sobre elas e abençoá-las, mas os discípulos as repreenderam.
No entanto, disse Yaohushua: "Permiti às crianças pequenas virem a mim e não as proibais, porque delas é o reino do céu”. E ele estendeu as mãos sobre elas e abençoou-as.
E, entrando numa vila, Yaohushua encontrou dez homens ali que eram leprosos e que se mantinham ao longe. E eles ergueram a voz e disseram: "Yaohushua, Mestre, tem misericórdia de nós".
E, quando os viu, ele falou-lhes: "Ide, mostrai-vos aos sacerdotes". E veio a suceder que, ao irem, tornaram-se limpos. E um deles, vendo que estava curado, retornou; e com alta voz glorificou a Deus e caiu com sua face aos pés de Yaohushua, dando-lhe graças; e este homem era um samaritano.
E Yaohushua disse: “Não foram limpos dez? Mas onde estão os nove?” Ali não se encontraram aqueles que retornaram para dar glória a Deus, salvo este estrangeiro. E ele falou-lhe: "Levanta, segue teu caminho: tua fé te curou"[31].



Yaohushua Ensina sobre os Ricos deste Mundo, o Lavar das Mãos e as Refeições Impuras.

E eis que alguém veio a Yaohushua e falou-lhe: “Bom Mestre, que boa coisa devo fazer para que eu possa ter a vida eterna?” Ele disse: “Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus; mas se quiseres entrar na vida, toma os mandamentos”. E aquele que o inquiria perguntou: “Quais são eles?”
Disse Yaohushua: “O que Moisés ensinou: tu não deves matar; tu não deves cometer adultério; tu não deves roubar; tu não deves dar falsos testemunhos; honra teu pai e tua mãe; tu deves amar o teu vizinho como a ti mesmo”. O jovem homem disse a ele: “Todas essas coisas tenho tomado desde minha juventude; em que estou ainda em falta?”
Yaohushua disse-lhe: “Se desejas ser perfeito, vai, vende o que tens em abundância e dá àqueles que não têm, e terás tesouro no céu; e vem e segue-me.
Mas quando o jovem homem ouviu aquelas palavras, partiu entristecido, porque tinha grandes posses; verdadeiramente, mais do que para satisfazer suas necessidades.
Então disse Yaohushua a seus discípulos: “Digo a vós, verdadeiramente, que um homem rico dificilmente entrará no reino do céu. E novamente vos digo: é mais fácil para um camelo ir através da abertura do olho de uma agulha, do que uma pessoa rica entrar no reino de Deus”.
Quando seus discípulos ouviram isso, ficaram intensamente pasmos, dizendo: “Quem, então, pode ser salvo?” Mas Yaohushua olhou-os e falou: “Para a mente carnal isto é impossível, mas com a mente espiritual todas as coisas são possíveis”.
“E digo-vos: não façais a si mesmos amigos dos ricos em injustiça, para que, quando cairdes, vos recebam em suas habitações terrenas; mas muito mais das verdadeiras riquezas, ainda da sabedoria de Deus, para que sejais recebidos nas mansões eternas, que não se extinguem”.
Então Pedro falou-lhe: “Eis que nós abandonamos tudo e te seguimos”. E Yaohushua disse: “Em verdade eu vos digo que vós que tendes me seguido, na regeneração, quando o Filho do Homem sentar-se no trono de sua glória, sentar-vos-ei também sobre doze tronos, julgando as doze tribos de Israel; mas as coisas deste mundo não são minhas para dar”.
“E cada um que abandonou riquezas, amigos e casas em benefício do céu e de sua justiça receberá uma centena de vezes na era vindoura e herdará a vida eterna. Mas muitos que são os primeiros serão os últimos, e muitos que são os últimos serão os primeiros”.
E ali vieram a ele alguns dos escribas e fariseus que tinham visto um de seus discípulos comer com mãos não lavadas.
E encontraram falta, porque, para os judeus, não se deveria comer a não ser que primeiro as mãos fossem lavadas. Eles observavam muitas outras coisas: o lavar os copos, as vestimentas e as mesas.
E disseram-lhe: “Por que nem todos os teus discípulos seguem a tradição dos antigos? Vimos um que comia com mãos não lavadas”.
Disse a eles Yaohushua: “Bem ordenou Moisés que fôsseis limpos, e mantivésseis vossos corpos limpos e vossas roupas limpas; mas acrescentastes coisas que muitas vezes não podem ser observadas por todos, em todos os momentos e em todos os lugares”.
“Ouvi-me, portanto: não somente as coisas impuras que entram no corpo do homem o contaminam, mas muito mais fazem mal os pensamentos impuros, que, colocados diante do coração do homem, contaminam o homem interior e os outros também. Portanto, tomai tento[LS75]  de vossos pensamentos, limpai vossos corações e que o vosso alimento seja puro”.
“Deveis fazer essas coisas e não deixar as outras por fazer. Quem, portanto, quebra a lei de purificação por necessidade, é sem culpa[LS76] , porque o faz sem exercer sua livre vontade e sem desprezar a lei, que é justa e boa. Porque limpeza em todas as coisas é um grande ganho.
“Não sigais os maus costumes do mundo, ainda em aparência; porque muitos são conduzidos ao mal pelas aparências exteriores e pela [LS77] imagem do mal”.



A Confissão dos Doze

Novamente Yaohushua sentou-se perto do mar, no círculo das doze palmeiras, onde freqüentemente descansava, e os doze e seus companheiros vieram a ele; e, sentando-se no meio deles sob a sombra das árvores, o Santo ensinou-os.
Falou-lhes Yaohushua: "Ouvistes o que os homens no mundo dizem de mim; mas quem vós dizeis que sou?" Pedro ergueu-se com André, seu irmão, e disse: "És o Mashiakh, o Filho do Deus vivo, que desceu do céu e habita no coração daqueles que crêem e obedecem à justiça”. E o resto ergueu-se e disse, cada qual à sua maneira: "Estas palavras são verdadeiras: assim nós cremos".
Yaohushua respondeu: "Bem-aventurados sois vós, meus doze, que credes; porque carne e sangue não teriam revelado isso a vós, mas a Ruach de Deus, que habita em vós. Sou, verdadeiramente, o Caminho, a Verdade e a Vida; e a Verdade compreende todas as coisas.
“Toda Verdade está em Deus, e dou testemunho à[LS78]  Verdade. Sou a verdadeira rocha e sobre esta rocha construirei minha congregação[32], e os portões do Sheol[33] não prevalecerão contra ela; e desta rocha fluirão rios de água viva para dar vida às pessoas da terra.
“Sois os meus doze escolhidos. Em mim, o dirigente e a pedra angular, sois as doze fundações da minha casa construída sobre a rocha e sobre vós. Em mim, minha congregação será construída e em verdade e justiça minha congregação será estabelecida.
“E vós sentareis sobre doze tronos e enviareis luz e verdade a todas as doze tribos de Israel, pelo espírito, e serei convosco, ainda até o fim do mundo.
“Mas ali se erguerão após vós homens de mentes perversas, que, através de astúcia e ignorância, suprimirão muitas coisas que vos falei; e atribuirão a mim coisas que nunca ensinei, semeando [LS79] sementes venenosas [LS80] no meio do trigo bom que vos tenho dado para semear no mundo".
“Outra vez a verdade de Deus resistirá à contradição dos pecadores, porque assim foi e assim será. Mas tempo vem quando as coisas que eles ocultaram serão reveladas e trazidas ao conhecimento, e a verdade fará livres aqueles que a encontrare[LS81] m".
"Um é vosso mestre, todos sois irmãos e nenhum é maior do que o outro no lugar que vos dei; porque tendes um Mestre, ainda o Mashiakh, que está sobre vós, convosco e em vós, e não há desigualdade entre meus doze ou seus companheiros.
“Todos estão igualmente próximos de mim. Não disputeis, portanto, pelo primeiro lugar, porque sois todos primeiros, pois sois as pedras de fundação e os pilares da congregação, construída sobre a verdade que está em mim e em vós. E estabelecereis a verdade e a Lei, como será dada a vós.
“Verdadeiramente, quando vós e vossos companheiros concordarem, tocando qualquer coisa em meu nome, estarei no meio de vós e convosco.
“Aflitivo é o tempo em que o espírito do mundo entra na congregação, e minhas doutrinas e preceitos são tornados vazios através de corrupções de homens e mulheres. Ai do mundo quando a luz é ocultada. Ai do mundo quando estas coisas ocorrerem".
Naquele momento Yaohushua ergueu a voz e disse: "Agradeço a ti, ó mais justo Pai, Criador do céu e da terra, que mesmo estas coisas que são ocultadas dos sábios e dos prudentes são, por outro lado, reveladas aos bebês.[LS82] 
“Ninguém te conhece[34], salvo o Filho, que é a Filha do Homem. Ninguém conhece a Filha ou o Filho[35], salvo aqueles a quem o Mashiakh é revelado, que é o Dois-em-Um.
“Vinde a mim vós que labutais e estais sobrecarregados, e vos darei descanso. Tomai meu jugo sobre vós e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas almas. Meu jugo é imparcial e é pacífico, e minha carga é leve e não pressiona desigualmente".



Procurando por Sinais. O Espírito Impuro

Então alguns dos escribas e fariseus perguntaram a Yaohushua: "Mestre, nós desejamos um sinal de vós". Mas ele respondeu-lhes: "Uma geração adúltera e má procura por um sinal e nenhum sinal será dado, a não ser o sinal do profeta Jonas.
"Verdadeiramente, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia[36][LS83] , assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra, e após isso [LS84] ressuscitará novamente".
"Os homens de Nínive erguer-se-ão em julgamento com esta geração e a condenará[LS85] , porque se arrependeram diante da pregação de Jonas, e eis que um maior do que Jonas está aqui.
“A Rainha do Sul erguer-se-á em julgamento com esta geração e a condenará, porque ela veio das mais extremas partes da terra para ouvir a sabedoria de Salomão, e eis que um maior do que Salomão está aqui”.
E novamente disse Yaohushua: "Quando um espírito impuro sai de alguém, caminha através de lugares secos procurando descanso, e, não encontrando nenhum, diz: 'Retornarei à minha casa de onde saí'. E quando retorna encontra-a vazia, varrida e adornada, porque ele não pediu a boa Ruach para habitar dentro e [LS86] ser sua eterna hóspede.
"Então ele vai e toma consigo sete outros espíritos mais malvados do que ele próprio, e eles entram e habitam ali, e o último estado de todos estes[37][LS87]  é pior do que o primeiro. Ainda assim será também para esta geração malvada, que recusa a entrada da Ruach[38] de Deus.
"Porque digo a vós: aquele que blasfemar contra o Filho do Homem será perdoado; mas aquele que blasfemar contra a Ruach Santa não será perdoado, seja nesta era ou na próxima; porque eles resistem à Luz de Deus, pelas falsas tradições dos homens".
Enquanto falava ao povo, eis que seus pais, seus irmãos e irmãs encontravam-se do lado de fora, desejando falar com ele. Então alguém lhe disse: 'Eis que teu pai, mãe, irmãos e irmãs encontram-se do lado de fora, desejando falar contigo'.
Porém ele respondeu àquele que lhe falou: "Quem é meu pai e quem é minha mãe? E quem são meus irmãos e minhas irmãs?"
E ele envolveu [LS88] com suas mãos seus discípulos e disse: "Eis meu pai e minha mãe, meus irmãos, minhas irmãs e meus filhos! Porque aquele que faz a vontade de meu Pai que está no céu, este é meu pai e minha mãe, meus irmãos e minhas irmãs, meu filho e minha filha".
Ali estavam alguns fariseus que eram avaros e vaidosos de suas riquezas, e ele falou-lhes: "Atentai para vós mesmos, e guardai-vos da avareza, porque a vida do homem não consiste da abundância das coisas que possui".
E ele lhes falou uma parábola: "As terras de um homem rico produziram abundantemente; e ele pensou consigo mesmo: 'O que farei? Porque não tenho onde armazenar meus frutos.'
“E ele disse: 'Isto farei: derrubarei meu celeiro e construirei um maior; e ali armazenarei todos os meus frutos e bens.
“'E direi à minha alma: tens muitos bens armazenados por muitos anos, acalma-te, come, bebe e sê feliz'.
"Mas Deus disse a ele: ‘T[LS89] olo, esta noite tua vida será tomada; de quem serão aquelas coisas que tu tens aprovisionado?’
"Assim são aqueles que armazenam tesouros para si próprios, e não são ricos em boas obras para aqueles em necessidade e falta".



A Transfiguração no Monte. A Doação da Lei

Após seis dias, quando a Festa de Tabernáculos estava próxima, Yaohushua tomou os doze e conduziu-os secretamente a uma elevada montanha; e, quando Yaohushua estava orando, Sua aparência mudou e ele transfigurou-se diante deles. E sua face brilhou como o sol, e suas vestes eram brancas como a luz.
E eis que ali apareceram a eles Moisés e Elias falando com ele e da Lei e de sua morte que deveria ocorrer em Jerusalém.
E Moisés falou: "Este é aquele sobre quem falei anteriormente: 'Um profeta do meio de vossos irmãos, como eu mesmo, o Eterno mandará a vós; e aquilo que o Eterno revelar a ele, ele contará a vós. E a ele vós ouvireis. E aqueles que desobedecerem trarão destruição sobre si mesmos".
Então Pedro disse a Yaohushua: "Senhor, é bom para nós estarmos aqui; se desejas, permite-nos fazer três tabernáculos aqui: um para ti, um para Moisés e um para Elias".
Enquanto ele ainda falava, uma nuvem brilhante cobriu-os; e doze raios como do sol emergiram detrás da nuvem, e uma voz saiu da nuvem e disse: "Este é meu amado Filho, em quem me comprazo; ouvi-o".
E quando os discípulos ouviram isso, caíram sobre a própria face e estavam temerosos. Yaohushua veio e tocou-os, dizendo: "Levantai e não temais". E quando ergueram os olhos, não viram mais nenhum homem, salvo Yaohushua. E as seis glórias eram vistas sobre ele.
E Yaohushua falou-lhes: "Eis que uma nova Lei vos dou, que não é nova, mas antiga. Ainda como Moisés deu os dez mandamentos a Israel após a carne, assim eu vos dou os doze, para o reino de Israel, pelo espírito".
Pois quem são os [LS90] Israel de Deus? Ainda aqueles de cada nação e tribo que fazem a justiça, amor, misericórdia e tomam meus mandamentos: estes são o verdadeiro Israel de Deus. E, erguendo-se sobre os pés, Yaohushua falou:
"Ouvi, ó Israel, Iaohu-ul[39][LS91]  teu Deus é um; muitos são meus videntes e meus profetas. Em mim tudo vive, move-se e tem subsistência.
"Não tomareis a vida de nenhuma criatura para vosso prazer, nem para proveito, nem para atormentá-la.
"Não roubareis os bens de ninguém, nem juntareis terras e riquezas para vós mesmos, além de vossa necessidade ou uso.
“Não comereis a carne, nem bebereis o sangue de nenhuma criatura abatida, nem ainda nada que traga desordem a vossa saúde ou sentidos.
“Não fareis casamentos impuros, onde não haja o amor e a saúde, nem ainda corrompereis a vós mesmos ou a qualquer criatura feita pura pelo Santo.
“Não dareis falso testemunho contra ninguém, nem voluntariamente enganareis ninguém por uma mentira para feri-lo.
“Não fareis aos outros o que não desejais que os outros façam a vós".
“Amareis o Um Eterno, o Pai-Mãe no céu, de quem são todas as coisas, e reverenciareis o Santo Nome.
"Reverenciareis vosso pai e mãe sobre a terra, cujo cuidado é para vós e todos os mestres de justiça.
"Cuidareis e protegereis o fraco, aqueles que são oprimidos e todas as criaturas que sofrem injustiça.
“Trabalhareis com vossas mãos as coisas que são boas e puras; assim comereis os frutos da terra e vivereis longamente sobre ela.
“Purificareis a vós mesmos diariamente e descansareis no sétimo dia do trabalho, tomando santo o Sabbath e os festivais de vosso Deus.
“Fareis aos outros como desejais que os outros façam a vós".
E, quando os discípulos ouviram essas palavras, bateram no próprio peito, dizendo: "Naquilo que te ofendemos, ó Deus, perdoa-nos; e possa tua sabedoria, amor e verdade dentro de nós inclinar nossos corações para o amor e para obedecer à santa Lei".
"E Yaohushua disse-lhes: "Meu jugo é imparcial e minha carga é leve; se desejais levá-la, para vós ela será leve. Não acrescenteis outras cargas sobre aqueles que entram no reino, mas somente essas coisas necessárias.
"Esta é a nova Lei para os Israel [LS92] de Deus porque é a lei do amor, e não é nova, mas antiga. Atentai para que não acrescenteis nada a essa Lei, nem tomeis nada dela. Aqueles que acreditam e obedecem a esta Lei serão salvos, e aqueles que não a conhecem e não lhe obedecem perder-se-ão.
"Mas como em Adão todos morrem, assim no Mashiakh todos serão feitos viventes. E o desobediente será purgado através de muitos fogos; e aqueles que persistem morrerão e perecerão eternamente".
E quando eles desceram da montanha, Yaohushua ordenou-lhes, dizendo: "Não relateis a nenhum homem a visão, até que o Filho do Homem tenha ressuscitado novamente da morte".
Seus discípulos perguntaram-lhe: "Por que, então, dizem os escribas que Elias deve vir primeiro?" E Yaohushua respondeu-lhes: "Elias, verdadeiramente, virá primeiro e restaurará todas as coisas."
"Mas digo a vós que Elias já veio e eles não souberam, mas fizeram a ele aquilo que quiseram. Da mesma forma o Filho do Homem também sofrerá em suas mãos". Então os discípulos compreenderam que ele lhes falava de João, o Batista.



O Espírito Dá Vida. O Homem Rico e o Pedinte

E quando ele desceu do monte, um de seus discípulos perguntou-lhe: "Mestre, se um homem não toma todos estes mandamentos, ele entrará na vida?" Disse ele: "A Lei é boa na letra, mas mais excelente no espírito, porque a letra sem o espírito está morta, mas o espírito faz a letra viva.
“Atentai para que obedeçais, do coração e no espírito do amor, a todos os mandamentos que vos dei.
"Foi escrito: 'Não matarás'. Mas digo a vós: Se alguém odeia e deseja matar, é culpado pela lei; verdadeiramente, se causa dano ou tortura a qualquer criatura inocente, é culpado; mas se mata para pôr fim ao sofrimento que não pode ser curado, não é culpado, se faz isso rapidamente e em amor.
"Foi dito: 'Não roubarás'. Mas digo a vós: Se alguém, não satisfeito com aquilo que tem, deseja e procura obter aquilo que é de outro, ou se subtrai aquilo que é justo do trabalhador, já roubou em seu coração.
"Novamente vos foi dito: 'Não cometerás adultério'. Mas digo a vós: Se homem e mulher se unem em casamento com corpos doentes, e concebem progênie doente, são culpados, mesmo que não tenham tomado a esposa de seu vizinho; e se não tomaram uma mulher que pertence a outro, mas se a desejam em seu coração e procuram obtê-la, já cometeram adultério em espírito.
"E novamente digo a vós: Se alguém deseja e procura possuir o corpo de qualquer criatura por alimento, ou por prazer, ou para proveito, através disso perverteram a si mesmos.
"Verdadeiramente se um homem diz a verdade ao seu vizinho com o propósito de levá-lo ao mal, ainda pensando isto ser verdade na letra, será culpado.
"Caminhai no espírito e assim cumprireis a lei, e sereis reunidos ao reino. Que a lei esteja dentro de vossos próprios corações mais do que nas tábuas de memorial; contudo é necessário que façais coisas [LS93] e não deixeis outras incompletas, porque a lei que vos tenho dado é santa, justa e boa, e bem-aventurados são todos os que a obedecem e caminham nela[LS94] .
“Deus é espírito, e aqueles que adoram a Deus devem adorar em espírito e em verdade, em todos os tempos e em todos os lugares”.
E ele falou esta parábola àqueles que eram ricos: "Havia um homem rico que estava vestido em linho fino púrpura e alimentava-se suntuosamente todos os dias.
"E havia um pedinte chamado Lázaro, que jazia em seu portão, cheio de chagas, desejando ser alimentado com as migalhas que caíam da mesa do homem rico; além disso, os cães vinham e lambiam suas chagas.
"E veio a suceder que o pedinte morreu e foi carregado pelos anjos ao seio de Abraão; o homem rico também morreu, e foi enterrado com grande pompa. E no Sheol[40] ergueu os olhos, estando em tormento, e viu Abraão à distância e Lázaro em seu seio.
“E exclamou e disse: ‘Pai Abraão, tem misericórdia de mim e manda Lázaro que molhe a ponta de seu dedo em água e esfrie minha língua, porque estou atormentado neste lugar’.
“Mas Abraão disse: ‘Filho, lembra que recebeste em teu tempo de vida boas coisas, e de maneira semelhante Lázaro, coisas más; mas agora ele é confortado e tu, atormentado. E assim são as mudanças de vida para o aperfeiçoamento das almas. E, em acréscimo a tudo isso, entre nós e ti há um grande abismo estabelecido, de modo que aqueles que desejam passar daqui para ti não possam; nem podem eles passar para nós, os que desejam vir daí, até que o tempo seja cumprido’.
“Então ele falou: ‘Peço-te, portanto, Pai[41], que o envies à casa de meu pai, porque tenho cinco irmãos. Para que ele lhes possa testificar, para que não venham também a este lugar de tormento’.
“Abraão disse-lhe: ‘Eles têm Moisés e os profetas; que os ouçam’. E ele disse: ‘Não, Pai Abraão; mas se alguém lhes for desde a morte, eles se arrependerão’.
“E Abraão falou ao homem: ’Se eles não ouvem Moisés e os profetas, não serão persuadidos, mesmo que alguém se erga da morte’".



Yaohushua Alimenta Mil com Cinco Melões. Ele cura a Mão Seca no Sabbath

E veio a suceder que Yaohushua estava ensinando as multidões e estas estavam famintas e sedentas por causa do calor do dia. E por ali passava pelo caminho uma mulher sobre um camelo carregado com melões e outros frutos.
E Yaohushua ergueu a voz e clamou: "Ó vós que tendes sede, procurai a água viva que vem do céu, porque esta é a Água da Vida; aqueles que assim a beberem não terão sede novamente".
E ele tomou dos frutos cinco melões e dividiu-os entre o povo, e este[42] comeu e sua sede foi saciada. A todos Yaohushua disse: "Se Deus faz o sol brilhar e a água encher estes frutos da terra, não quereria Deus fazer o sol de vossas almas fazer o mesmo e vos preencher com a Água da Vida?
"Procurai a verdade e que vossas almas se satisfaçam. A verdade de Deus é a água que vem do céu, sem dinheiro e sem preço, e aqueles que a bebem serão satisfeitos”. E aqueles que ele alimentou eram mil homens, mulheres e crianças; e nenhum deles foi para casa faminto ou sedento; e muitos que tinham febre foram curados.
Naquele tempo ia Yaohushua pelos campos de cereais no Sabbath, e seus discípulos, estando famintos, começaram a arrancar as espigas de cereal para [LS95] comer.
Mas quando os fariseus viram isto, disseram-lhe: "Eis que teus discípulos fazem aquilo que não é lícito fazer no Sabbath".
E ele falou-lhes: "Vós não lestes o que Davi fez, quando ele e aqueles que havia com ele estavam com fome, e como ele entrou na casa de Deus e comeu o pão que era oferenda do templo? Isto não era lícito para ele ou aqueles que estavam com ele comer. Somente os sacerdotes poderiam comer aquela oferenda.
"Ou vós não lestes na lei como os sacerdotes no templo fazem trabalho no Sabbath e são sempre sem culpa? Mas digo a vós que neste lugar está um maior que o templo.
"Mas, se vós tivésseis sabido o que isto significa, não condenaríeis o inocente. Eu terei misericórdia e não sacrifício; porque o Filho do Homem é Senhor ainda do Sabbath.
E quando ele partiu dali, foi à sinagoga. E eis que havia um homem que tinha a mão seca. E assim, para que eles pudessem acusá-lo, perguntaram-lhe: "É lícito curar no Sabbath?".
Ele falou-lhes: "Que homem há entre vós que, possuindo não mais do que uma ovelha, e tendo ela caído em um penhasco no Sabbath, ele não a agarra e a tira? E se dais ajuda a uma ovelha, também não ajudareis um homem em necessidade?
"E por essa razão é lícito fazer o bem no Sabbath". Então ele disse ao homem: "Estende tua mão". E o homem a estendeu e ela foi restabelecida, como a outra.
Então os fariseus saíram e reuniram um conselho contra ele, sobre como podiam destruí-lo. Mas, quando soube disto, Yaohushua afastou-se daquele lugar; e grandes multidões seguiram-no e ele curou suas doenças e enfermidades, e ordenou-lhes que não tornassem isto conhecido.
Assim a profecia de Isaias foi cumprida. Isaias disse: 'Eis meu servo, a quem escolhi; meu amado; em quem minha alma se regozija; colocarei minha Ruach sobre ele e ele mostrará clemência aos gentios.
"Ele não quebrará o junco partido. Ele não desejará colorir o linho até que conduza o julgamento à vitória. E em seu nome os gentios crerão". 



O Verdadeiro Templo de Deus

E a Festa da Páscoa estava próxima. E veio a suceder que alguns dos discípulos, vendo Yaohushua passando próximo, disseram-lhe: “Mestre, vês estas grandes construções? E que magníficas pedras estão ali? E quão belo é o trabalho de nossos ancestrais?”
Disse Yaohushua: “Verdadeiramente, é belo, e trabalhadas são as pedras, mas o tempo vem quando nenhuma pedra será deixada sobre a outra, porque o inimigo destruirá a cidade e o templo.
“Mas o verdadeiro templo é o corpo do homem, no qual Deus habita pelo espírito; e, quando este templo é destruído, em três dias Deus ergue um templo mais glorioso, que o olho do homem não cultivado não percebe.
“Não sabeis que sois o templo da Ruach Santa e quem assim destrói um desses templos destrói a si mesmo?”
E alguns dos escribas, ouvindo-o e querendo confundi-lo em sua fala, disseram: “Se extinguisses os sacrifícios de ovelhas, gado e pássaros,  para qual propósito foi este templo construído para Deus por Salomão, que tem estado agora em construção nos últimos cinqüenta e seis anos[43]?”
E Yaohushua respondeu: “Está escrito nos profetas: ‘Minha casa será chamada Casa de Oração para todas as nações, para o sacrifício de louvor e ação de graças’. Mas vós a fizestes um matadouro e a enchestes com abominações.
“Novamente está escrito: ‘Do nascer do sol ao pôr-do-sol, meu nome será grande entre os gentios, e incenso com uma pura oblação será ofertada a mim’. Mas vós a fizestes uma desolação com as vossas oferendas de sangue e usastes o doce incenso somente para cobrir o nauseante odor dali. Eu não vim para destruir a lei, mas para cumpri-la.
“Não sabeis o que está escrito? ‘Obediência é melhor do que sacrifício, e observar o que está sendo dito é melhor do que a gordura do carneiro. Eu, o Senhor, estou farto de vossas oferendas queimadas e oblação vã: vossas mãos estão cheias de sangue’.
“Não estão os verdadeiros sacrifícios especificados nas escrituras? ‘Lavai e purificai a vós mesmos! Afastai o mal de diante de meus olhos! Cessai de fazer o mal! Aprendei a fazer o bem! Fazei justiça ao órfão e às viúvas e a todos aqueles que estão oprimidos!’ Fazendo assim, cumprireis a lei.
“O dia virá em que tudo aquilo que está no pátio exterior e que diz respeito às oferendas de sangue será dispensado, e adoradores puros adorarão o Eterno em pureza e verdade”.
E eles disseram: “Quem és tu para abolir os sacrifícios e para desprezar a semente de Abraão? Aprendeste estas blasfêmias com os gregos e os egípcios?”
E Yaohushua falou: “Antes de Abraão ser, eu sou”. E eles recusaram-se a ouvir e alguns disseram: “Está inspirado pelo demônio”. Outros disseram: “Ele está louco”; e eles seguiram seu caminho e contaram estas coisas aos sacerdotes e anciãos. E eles estavam enfurecidos, dizendo: “Ele falou blasfêmia”. 



O Mashiakh, a Luz do Mundo

Então Yaohushua falou novamente a eles: “Eu sou a Luz do mundo: aquele que me segue não caminhará em trevas, mas terá a Luz da Vida”.
Os fariseus, entretanto, disseram-lhe: “Estás dando testemunho sobre ti mesmo; estas declarações específicas não são verdadeiras”.
Yaohushua respondeu-lhes: “Mesmo que eu apresente testemunho de mim mesmo, meu testemunho é verdadeiro; sei de onde vim e para onde estou indo; mas vós não podeis dizer de onde vim e para onde estou indo”.
“Julgais de acordo com o mundo material. Eu não julgo nenhum homem. E, ainda se julgo, meu julgamento é verdadeiro; porque não estou sozinho, mas venho do Pai-Mãe que me enviou.
“Está também escrito em vossa lei que o testemunho de dois homens é verdadeiro. Eu sou aquele que dá testemunho de mim mesmo; João deu testemunho de mim e ele é um profeta; e a Ruach da verdade que me enviou apresenta testemunho de mim”.
Eles disseram-lhe: “Onde estão teu pai e tua mãe?” Yaohushua respondeu: “Não conheceis a mim nem a meus pais; se vós me tivésseis conhecido, teríeis conhecido a meu pai e a minha mãe também”.
E um deles falou: “Mostra-nos o pai, mostra-nos a mãe e acreditaremos em ti”. Respondeu ele: “Se tivésseis visto vosso irmão e sentido seu amor, teríeis visto o Pai; se tivésseis visto vossa irmã e sentido seu amor, teríeis visto a Mãe.
“Longe e perto, o Todo Santo reconhece os seus próximos; verdadeiramente, dentro de cada um de vós a paternidade e a maternidade podem ser vistas, porque o Pai e a Mãe são Um em Deus”.
Yaohushua falou essas palavras no tesouro, enquanto ensinava no templo. E nenhum homem lhe deitava as mãos, porque sua hora ainda não chegara. Então Yaohushua lhes falou novamente: “Sigo o meu caminho e vós me procurareis e morrereis em vossos pecados; aonde vou, não podeis ir”.
E os judeus então perguntaram: “Ele matará a si mesmo? Porque disse: ‘Aonde vou, não podeis ir’. Disse-lhes Yaohushua: “Vós sois de um nível inferior; eu sou do alto; vós sois deste mundo; eu não sou deste mundo”.
“Portanto, eu vos digo que morrereis em vossos pecados; porque, se não acreditais que eu sou de Deus, morrereis em vossos pecados”.
Então lhe disseram: “Quem és tu? Yaohushua disse-lhes: “Ainda o mesmo que disse a vós desde o princípio.
“Tenho muitas coisas a dizer que censurareis, mas o Todo Santo, que me enviou, é verdadeiro, e falo ao mundo aquelas coisas que ouvi do alto”.
Então Yaohushua lhes disse: “Quando tiverdes levantado o Filho do Homem, então sabereis que sou enviado de Deus e que nada faço por mim mesmo: somente aquilo que o Todo Santo me contou são as coisas de que falo. Quem me enviou está comigo, o Todo Santo não me deixou só, porque eu sempre faço aquelas coisas que agradam ao Eterno”.
Como ele falou essas palavras, muitos creram nele, porque disseram: “Ele é um profeta enviado por Deus. Deixai-nos ouvi-lo”.



9 comentários:

  1. PENSAMENTO GNOSTICO DO INICIO DO SECULO II.
    DERTUPAM OS ENSINAMENTOS DE JESUS, TRASNFORMANDO-OS EM PENSAMENTOS GNOSIS QUE SERA SALVO QUEM POSSUIR MAIOR CONHECIMENTO. QUEM ACREDITA EM TAL COISA É PORQUE É MAL INFORMADO, E DESCONHECE QUE TAIS DOCUMENTOS JA FORAM REJEITADOS DESDE O INICIO, POIS ORIGINAVAM-SE DE SEITAS GNOSTICAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

      Excluir
  2. Qual a fonte? O verdadeiro Evangelho dos 12 está perdido. Romance?

    ResponderExcluir